Notícias

Debate sobre megaeventos mobiliza universitários


Alunos do curso de Direito da Universidade Cândido Mendes lotaram o auditório em debate sobre megaeventos. Eliomar participou da mesa-redonda ao lado do procurador do estado, Fernando Barbalho Martins, professor da UCAM e mestre em Direito Público. O mediador foi Fábio Carlos Nascimento Wanderley, professor da Direito Constitucional e Direito Eleitoral na UCAM.

Eliomar criticou as intervenções pontuais sem planejamento que prefeitura vem adotando a fim de preparar a cidade para os megaeventos (Copa do Mundo e Olimpíadas). Segundo o parlamentar, a cidade vive um estado de exceção causado pela indeterminação jurídica e a ausência de regulamentações que suprimem a garantia de direitos.

O parlamentar citou a aprovação em tempo recorde do PEU das Vargens (Projeto de Estruturação Urbana) que engloba área onde a prefeitura pretende construir o Parque Olímpico.

“A prefeitura aprovou, em concurso, um projeto conceitual que garantia a permanência da comunidade de Vila Autódromo. As famílias tem título de direito real de uso por 99 anos. Mas a prefeitura quer tirar as famílias de lá e não sei se elas vão conseguir ficar”, lamentou Eliomar.

Lembrando sua denúncia sobre o orçamento dos jogos panamericanos – que pulou de R$ 409 milhões para quase R$ 5 bilhões-, Eliomar assinalou que está vendo os erros se repetirem na organização da infraestrutura dos megaeventos. E questiona se haverá legado para a cidade uma vez que não se deixou nenhum legado na época do Pan.

“As obras estão andando antes dos projetos. Não temos como fiscalizar porque não existe projeto. O custo pela falta de planejamento será alto”, sentenciou Eliomar, que tentou, sem sucesso, instaurar uma CPI do Pan para apurar os gastos excessivos com os jogos panamericanos.

O procurador do estado Fernando Barbalho Martins citou o livro Soccernomics que levanta a questão: vale a pena sedir megaeventos? Ele destacou que os Jogos de Londres deixaram um deficit de 1 bilhão.

“Uma vez que o estado imputa dinheiro no esporte, isso tem que trazer resultados. Os jogos panamericanos deixaram um legado duvidoso”, afirmou, acrescentado “quais serão os limites do estado neste processo?”.

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *