Notícias

Multidão no protesto 1 Ano sem Bonde


Uma multidão se reuniu ontem (27/08), no Largo dos Guimarães, em Santa Teresa no protesto 1 Ano sem Bonde. “Foi um crime”, disse Chico Alencar sobre o acidente ocorrido há um ano, que matou seis pessoas. “Vamos debater a municipalização”, sugeriu Eliomar no ato público. Freixo também participou. “Santa Teresa está amputada por responsabilidade do governo do estado”, afirmou Freixo.

“Em 2008, provocamos o MP e denunciamos o sucateamento do bonde.A falta de manutenção e a falta de investimento mostram mais um caso de transporte público sucateado com a intenção de se justificar que a iniciativa privada assuma a operação”, disse Eliomar.

O movimento Bonde que queremos já coletou 15 mil assinaturas em um abaixo-assinado que pede, entre outras coisas, manutenção do bonde original, aberto. A presidente da AMAST Elzbieta Mitkiewicz frisou que convidou todos os candidatos a prefeito mas somente Freixo compareceu.

“O prefeito Eduardo Paes abandonou Santa Teresa. Será uma retaliação? “, disparou a dirigente da associação.

Ontem, além do ato público, foi realizada missa em homenagem às vítimas do acidente na Igreja Anglicana de Santa Teresa e uma manifestação no Posto 9, em Ipanema. Hoje, a AMAST entrega um dossiê ao Ministério Público Estadual pedindo o indiciamento do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Outro dossiê será encaminhado ao Ministério Público Federal com as propostas da entidade para o sistema de bonde elétrico do bairro.

Uma placa em homenagem às vítimas foi inaugurado no Largo do Curvelo. Dentro das atividades do Marco 27, a performance SOS Trilhos também chama atenção. A frase “SOS Bonde. Um ano sem bonde” foi pintada no asfalto nos Largos das Neves, Guimarães e Curvelo.

Está programada uma comemoração pela passagem dos 116 anos de aniversário do bonde, no próximo sábado (01/09) , com a abertura da exposição “O bonde em foco”, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. À noite, haverá show, das 18h às 22h, no Largo do Curvelo.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>