Notícias

Direito de cidadão

Se ao morador cabe o dever de pagar impostos ao Município, esta obrigação reverte em direito de cidadania. Foi a partir desta lógica que a desembargadora Denise Levy Tredler, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, determinou que a prefeitura terá que pagar, a título de danos morais, R$ 5 mil a Valéria Machado da Silva, que caiu em um bueiro destampado no bairro de Ricardo de Albuquerque, em 2007.

A sentença da desembargadora foi calcada em uma conclusão óbvia: o acidente somente aconteceu em virtude da deficiência na conservação dos bueiros e das vias públicas. Se todos os incidentes provocados por má gestão municipal resultassem em ações de moradores como esta, isso certamente funcionaria como uma forma de pressão para a melhor gestão do dinheiro público arrecadado.

Muitas vezes, os descrentes da Justiça, e de seus direitos de cidadão, optam por não reclamar ou formalizar ato jurídico. Cabe destacar aqui esta sentença como uma prova de que, sim, o morador pode ser ressarcido se, de alguma forma, for prejudicado pela prefeitura. Desde o acidente, Valéria continua sentindo dores no pé ao caminhar e ganhou uma enorme cicatriz na perna esquerda.

Há dois dias, mais um bueiro da Light explodiu mas por sorte ninguém se feriu. Em junho, uma americana teve 80% do corpo queimado por causa da explosão de um bueiro em Copacabana. O que a companhia estadual pretende fazer para evitar que isso ocorra novamente? Se, por omissão da empresa, mais alguém for ferido, não cabe uma ação por danos morais?

A Justiça pode ser falha, pode até tardar…Registro a notícia da sentença a favor de Valéria apenas para lembrar que vale acreditar e exercer o direito de cidadão, se um dia você se transformar em vítima da prefeitura ou do governo do estado.

This entry was posted in cidadania, Cidade, Notícias, Prefeitura. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *