Rio - 18 de May de 2011

Câmara recua e devolve Jettas

A pressão da sociedade civil e da mídia obrigou a Câmara Municipal a devolver, ao fabricante, os carros oficiais, mordomia que havia sido extinta há 20 anos. Eliomar Coelho foi um dos cinco vereadores que recusou o Jetta. O parlamentar do PSOL também se negou a receber reajuste salarial de 63% por considerá-lo ilegal. Ação popular contra os vereadores do Legislativo carioca que aceitaram o aumento, impetrada pelo advogado Victor Travancas, só confirma o veredicto de Eliomar. “O reajuste viola o princípio da legalidade porque a Constituição não permite aumento de salário na mesma legislatura”, sustenta o advogado.

Eliomar participa de fórum, na Croácia, sobre habitat
Leis eficientes para um habitat melhor. Este é o slogan do 7° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat, que acontece de hoje até o dia 20, em Zadar, na Croácia. Vice-presidente para a Ámérica do GPH (Global Parlamentarians on Habitat), Eliomar Coelho está participando do encontro no Leste Europeu. Entre os temas da conferência, “Legisladores como agentes de mudanças” e “Mudanças climáticas em cidades costeiras”. Ao final do encontro, será redigida a “Carta de Zadar”, a exemplo da Declaração do Rio, que foi elaborada, ano passado, quando o 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat foi realizado no Rio de Janeiro.

Impactos causados por megaeventos sob inspeção
De hoje até o próximo dia 20, a Missão da Relatoria do Direito à Cidade da Plataforma Dhesca Brasil – um movimento da sociedade civil – fará visitas às comunidades que vem sofrendo violação dos direitos humanos relacionadas à realização de obras viárias justificadas pela Copa e Olimpíadas. Por este motivo, o vereador Eliomar Coelho deu entrada em requerimento, na Câmara Municipal, pedindo a instalação da CPI das Remoções. Hoje, a Missão esteve nas favelas Vila Autódromo, Vila Harmonia e Vila Recreio II. Amanhã, o roteiro inclui visitas a favela Estradinha, em Botafogo, e às ocupações na Zona Portuária. Relatora especial do Direito à Moradia da ONU, a urbanista Raquel Rolnik participará da audiência pública da Relatoria, na sexta-feira, às 14h, na sede da OAB.

A reforma política
Chico Alencar
“A contribuição do PSOL: alargar os espaços para o debate da reforma política. Neste quadro de cartas embaralhadas, ideologia dominante da ‘desideologização’ e despolitização da política, a imagem pública do PSOL, partido ainda em processo de construção, é a de um grupamento marcado pela nitidez programática. Qualidade rara no atual momento político.”
Leia o artigo na íntegra

“Aqui que nós fica?”
Eliomar Coelho
“Que banca de vestibular ou Enem aceitaria como resposta correta a concordância “nós pega o peixe?”. Causou no mínimo estranheza, entre profissionais de ensino e especialistas em educação, a introdução nas escolas, pelo MEC, do livro didático “Por uma vida melhor”, da coleção “Viver, Aprender”, que aceita a fala popular como alternativa a norma culta. Como na frase citada acima ou em outro exemplo incluído na publicação: “os livro”. A escola é o lugar do saber, da norma culta, do ensino didático, que presume o aprendizado da técnica. O aluno pode usar gíria ou coloquialismo mas deve dominar sua língua. Deve estar equipado com conhecimento profundo e correto do português para lançar mão quando precisar, usando-o de forma adequada e conveniente.”
Leia o artigo na íntegra

A festa dos 70 anos!

Eliomar com os deputados federais do PSOL/RJ, Jean Wyllys e Chico Alencar, na festa que sacudiu a sede do Cordão da Bola Preta, no último sábado. Veja a comemoração dos 70 anos bem vividos do parlamentar na galeria de fotos do site.

Cineclube PSOL

Não perca a sessão de “Capitalismo, uma história de amor”, documentário de Michael Moore, na próxima sexta-feira, dia 20, às 18h30, na sede do PSOL, que fica na Travessa do Mosqueira, 21-C, na Lapa. Para ver e discutir…

Nostalgia em imagens
Termina, no próximo domingo, a exposição “Memória da Cidade”, no Centro Cultural da Justiça Federal. São 34 fotografias em preto e branco do Rio, nas décadas de 50 e 60, que revelam a dimensão das mudanças urbanas que a cidade vem sofrendo.
Veja fotos do Rio em 1941 na seção Rio Antigo

Opine
Você concorda com o trajeto da Linha 4 do Metrô? Urbanistas se unem à usuários nas críticas. O movimento “Metrô que o Rio precisa” considera a Linha 4 – que vai até a Barra – um equívoco e reclama a volta do percurso previsto no projeto original, que incluía as estações Gávea, Jardim Botânico, Humaitá e São João (em frente ao Rio Sul), em Botafogo. O movimento acusa o governo de construir uma expansão que “visa atender exclusivamente 20 dias de jogos olimpícos”.
Opine