Rio - 12 de December de 2012

2012: um ano de trabalho e vitórias

O ano de 2012 foi um ano de muito trabalho e vitórias. O mandato Eliomar Coelho foi reeleito com o voto de 23.662 eleitores que escolheram, e ratificaram nossa representação. O PSOL não só reelegeu sua bancada – da qual faz parte o vereador Paulo Pinheiro. Dobramos o número de parlamentares e teremos mais força para exercer a resistência necessária na Câmara Rio.

O PSOL trouxe de volta a juventude à militância. Muitos jovens engajados nos apoiaram e foram uma força efetiva e compromissada na campanha eleitoral. A mobilização foi um importante recado dado ao Executivo municipal. Existem muitos descontentes com os rumos da política na nossa cidade.

Assistimos ao acirramento do processo de elitização e mercantilização da cidade, onde moradores continuam sendo expulsos em remoções truculentas ou por falta de poder aquisitivo para bancar o alto custo de vida.

Os preparativos para os megaeventos Copa em 2014 e Olimpíadas em 2016 trouxeram um sem-número de obras questionáveis, como Transoeste, Transcarioca e o Porto Maravilha. Obras que ignoram o bem-estar dos moradores, desrespeitam a legislação urbanística vigente e evidenciam uma clara aliança do Poder Público com os interesses da especulação imobiliária.

Não apoiamos a construção de um campo de golfe na Praia da Reserva, em Área de Proteção Ambiental. A prefeitura tenta mudar parâmetros urbanísticos para viabilizar o projeto. A destruição do Parque Aquático Júlio Delamare, da pista de atletismo Célio de Barros e do Autódromo Nelson Piquet também são propostas absurdas. O mandato luta para impedir a demolição da Escola Municipal Friedenreich, que entrou no pacote do bota-abaixo do Maracanã junto com a Aldeia Maracanã.

Vamos continuar brigando pela preservação do meio ambiente, o direito à moradia digna para todos, a maior acessibilidade e integração no transporte, com tarifas baratas e conforto para o usuário.

Continuaremos buscando a valorização do servidor e do serviço público. Nossa luta é pela implantação do Plano de Cargos e Salários para os profissionais da Educação e da Saúde e pela aplicação dos 25% do Orçamento Municipal na Educação. E seguiremos fiscalizando o Executivo e exigindo transparência no uso dos recursos públicos.

Temos muitas frentes de batalha e temos a certeza que a bancada do PSOL/RJ – da qual serei líder – exercerá um importante papel de oposição no Legislativo.

Uma justa homenagem

Eliomar não conseguiu esconder a emoção ao receber, de surpresa, a Medalha Pedro Ernesto da vereadora Andreia Gouveia Vieira. “Apesar de estar no sétimo mandato, Eliomar não desistiu. Ele participa, ele briga, não arrefeceu um milímetro naquela sua disposição; na disposição daquele jovem que ajudou a fazer a Lei Orgânica desse município”, disse Andreia, em seu discurso. Veja outras imagens da solenidade.

Lançamento do Guia de carnaval é dia 11/01/2013
Você não pode perder a festa de lançamento do Guia Rio que Encanta 2013. O baile será na sede do Cordão da Bola Preta, no dia 11/01/2013, sexta-feira, a paritr das 20h, sob o comando dos cantores Galotti, Alfredo Del Penho e Makley Matos. Sambas carnavalescos e marchinhas vão garantir a empolgação. O guia traz a programação dos blocos de rua, dicas sobre rodas de samba e choro e a lista dos discos do ano de Música Popular Carioca com endereços onde encontrá-los. A sede do Cordão da Bola Preta fica na Rua da Relação, 3, no Centro.