Blog

Aniversário da cidade maravilha da beleza e do caos

O Rio de Janeiro completa 447 anos. É inegável a sua beleza. Mas também é inegável que enfrentamos problemas crônicos, entre eles um sistema de transporte ineficiente, fato bem expressado na charge de Carlos Latuff. Acumulam-se as ocorrências nos trens, barcas e Metrô, para não falar no bonde que deixou de circular depois de um acidente que matou 6 pessoas e feriu mais de 50.

A Educação registra alto índice de evasão. Reportagem publicada, ontem, no jornal O Globo dá conta que o abandono escolar vem piorando. Dos 171 mil alunos matriculados em 2010, cerca de 34 mil deixaram de estudar. Os índices de reprovação se mantém. Somente em 2010, 4,5 mil jovens repetiram de ano. Aliás, tanto a Educação como a Saúde vem sendo privatizadas com a contratação das OSs (Organizações Sociais) com resultados, no mínimo, questionáveis.

A preparação da cidade para receber os megaeventos impôs uma série de ações arbitrárias de remoções junto à comunidades que estão em áreas destinadas às obras de infraestrutura para os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Enquanto isso, bueiros explodem, prédios desabam, quase todas as praias estão poluidas, ruas permanecem esburacadas em meio a propaganda da Operação Asfalto Liso… Um cenário que não se coaduna com os encantos mil que fazem do Rio uma das cidades mais cobiçadas por turistas brasileiros e estrangeiros.

Como morador do Rio, torço, e trabalho, pela cidade que escolhi para viver. Mas não posso fechar os olhos para suas mazelas. Nem mesmo no dia do seu aniversário!

This entry was posted in Blog and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Aniversário da cidade maravilha da beleza e do caos

  1. Pingback: #Charge – Cidade do Rio completa 447 anos e ganha brinde de Cabral e Paes « Latuff Cartoons

  2. Pingback: 447 anos da cidade: beleza e caos | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *