Notícias

Querem dar um golpe na Constituição!

Eliomar Coelho e Marcelo Freixo deram entrada nesta quinta-feira (9/11) em uma ação popular no Tribunal de Justiça para impedir que o governador Luiz Fernando Pezão indique o líder do governo na Assembleia Legislativa (Alerj), Edson Albertassi (PMDB), para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão é responsável pela fiscalização das contas e dos contratos do governo, algo fundamental para a democracia e transparência. É um escândalo Pezão colocar um deputado aliado no posto.

A indicação do governador é ilegal e revela uma tentativa de golpe para retomar o controle sobre o TCE, perdido após a Operação Quinto do Ouro, da Polícia Federal, resultar na prisão de cinco conselheiros acusados de receber propina de empreiteiras responsáveis por obras do Estado. As detenções ocorreram depois de o ex-presidente do tribunal Jonas Lopes, em delação premiada, tornar público o funcionamento do esquema. Desde então, o TCE funciona com três conselheiros substitutos oriundos da equipe técnica de auditores do órgão: Rodrigo Melo do Nascimento, Marcelo Verdini Maia e Andrea Siqueira Martins.

As manobras de Pezão começaram exatamente após a necessidade de substituição de Jonas Lopes, que já estava afastado do órgão e vai se aposentar. O TCE tem sete vagas de conselheiro: quatro são indicados pelo Poder Legislativo e três pelo Executivo. Destes, somente um é de livre indicação do governador, os outros dois são oriundos do próprio tribunal e do Ministério Público de Contas.

Como prevê a legislação, a próxima vaga é do TCE. Funciona assim: o órgão elabora uma lista com os nomes de três auditores candidatos ao posto. O governador deverá obrigatoriamente escolher um deles. Em setembro deste ano, a presidente interina do tribunal, Marianna Montebello, encaminhou ao Poder Executivo a lista tríplice pela qual indicava os atuais conselheiros substitutos. Entretanto, de forma misteriosa e repentina, num documento assinado em 1º de novembro, o trio abriu mão de pleitear o posto. Foi a deixa para Pezão tentar um golpe e indicar de forma ilegal o líder do governo na Alerj.

Esse é o principal argumento da ação apresentada para impedir a manobra do governador: a desistência dos três auditores não permite que Pezão assuma a responsabilidade por indicar o próximo conselheiro, porque a Constituição manda que o tribunal elabore uma nova lista tríplice. A prerrogativa continua sendo do TCE.

Mas esse não é apenas um problema jurídico. O que está por trás na manobra do governador é a tentativa de retomar o controle sobre o órgão. Após a prisão dos cinco conselheiros, pela primeira vez, o tribunal rejeitou as contas de Pezão. Os conselheiros substitutos encontraram uma série de ilegalidades praticadas pelo governador em 2016. A decisão, entretanto, foi anulada pelos deputados governistas na Alerj liderados por Edson Albertassi, que Pezão quer de qualquer jeito colocar no lugar de Jonas Lopes.

This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *