Blog

Viva Vito Giannotti!

Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (28/2) o PL 3151/2017, de autoria de Eliomar, que institui o Festival de Comunicação Sindical e Popular no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro  — a ser celebrado no dia 24 de julho (Lei n. 7854/2018).

O dia escolhido é uma homenagem à data de falecimento do grande Vito Gianotti, fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação —  NPC e do jornal Brasil de Fato no Rio — um defensor incansável da comunicação sindical e popular.

Temos no Brasil, historicamente, uma concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos grupos econômicos, que, sozinhos, respondem pelos principais veículos do país. Em alguns casos, um mesmo grupo é dono e dita a linha editorial de mais de um jornal, de mais de uma revista, de mais de um canal de televisão. São empresários, muito bem representados no Congresso Nacional, que determinam que informações os cidadãos devem ter e como devem pensar.

Nesse cenário, lutar pela democratização da comunicação social no Brasil é fundamental. Existem diversos grupos, sindicatos e movimentos produzindo uma comunicação alternativa e a serviço da população, dos trabalhadores e dos militantes. Uma comunicação que precisa de apoio, espaço e valorização.

Por isso, a necessidade de um evento que dê visibilidade a veículos alternativos. O Festival da Comunicação Sindical e Popular é um espaço de confluência da cultura livre e transformadora. Um evento de comunicação, com música, teatro e dança para expor os mais diversos trabalhos de comunicação realizados por sindicatos, coletivos, movimentos sociais e associações de moradores. É um evento aberto e gratuito, realizado em praça pública.

A cidade do Rio de Janeiro já tem o dia 24 de Julho como o dia da Comunicação Popular, e é fundamental que a data seja comemorada por todo o estado.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>