Notícias

6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat: urbanização com sustentabilidade

Desta vez, o 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat ganhará um novo status. Antes, uma simples mesa redonda que acontecia dentro do Fórum Mundial Urbano, o encontro de parlamentares da Europa, Asia, África e das Américas que discute questões relativas ao crescimento urbano será realizado antes, de 18 a 20 de março, na Câmara Municipal. Ao final desta conferência, o 6th Global Forum of the Global Parliamentarians on Habitat , que contará com a presença de mais de 150 legisladores, teremos elaborado a “Declaração do Rio”, um documento que apresentarei no Fórum Urbano Mundial, evento que reunirá mais de 15 mil pessoas na cidade entre os dias 22 e 26 de março, na Zona Portuária.

Com mais tempo para dedicar-nos à discussão de temas relevantes dentro do cotidiano das cidades, poderemos esgarçar e aprofundar o intercâmbio de experiências e ideias tão singulares que cada um dos parlamentares trará ao Fórum. Experiências, por exemplo, de democracia na gestão da cidade que possam ser incorporadas ao elenco de soluções reais e viáveis para nossa cidade. Desta troca de informações valiosas sobre empreitadas bem sucedidas, acredito que possamos reunir subsídios que nos ajudarão na elaboração de políticas urbanas eficientes.

O norte da “Declaração do Rio” será o resultado das conversas, nos workshops, em torno de três questões essenciais: Mudança Climática, a questão do acesso (“Cidade para Todos”) e o avanço do urbano sobre o rural (“Conexões Cidade-Campo”).

O tema que perpassa o Fórum é sustentabilidade. Como as cidades podem crescer sem que isto resulte em queda na qualidade do habitat? Hoje, acompanhamos o processo de alargamento das fronteiras entre a cidade-urbana e a cidade-rural, que é inexorável. O mobiliário urbano avança campo adentro através da Internet e de outros bens modernos. Essa urbanização do rural precisa ser harmoniosa, distante da realidade caótica que, infelizmente, foi definitivamente instalada em muitos centros urbanos. Nossa meta é encontrar as saídas e, como parlamentares, tentar implementar leis que busquem uma urbanização sustentável, dentro do possível.

Esta entrada foi publicada em Cidade, Notícias, Urbanismo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat: urbanização com sustentabilidade

  1. guimarães s. v. disse:

    o assunto me interessa demais, meu caro Eliomar. se for possível, espero poder receber informações dos pontos principais resultantes do Fórum, em especial sobre a questão do acesso, “cidade para todas/os”. grande abraço do companheiro PSOL/BA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>