Notícias

Abaixo-assinado defende ensino do espanhol na rede municipal

A Associação dos Professores de Espanhol do Rio de Janeiro lançou um abaixo-assinado em defesa da manutenção do espanhol nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. A APEERJ lembra que a lei nº 2447/1995 tornou obrigatório, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do estado, o ensino do espanhol. A lei nº 2.939/1999 reforçou a obrigatoriedade na rede básica do município. A secretaria municipal de Educação, no entanto, está remanejando professores de espanhol para outras atividades. O mandato pretende intermediar uma reunião entre a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e lideranças do Movimento de Expansão da Língua Espanhola. E já encaminhou requerimento de informações ao órgão cobrando esclarecimentos que ainda permanecem sem respostas.

“Apesar do amparo legal que fundamenta a implementação do ensino de espanhol, o cenário que se configura hoje na Rede Municipal do Rio de Janeiro em relação ao ensino de línguas é de grande restrição do ensino de espanhol. A Secretaria de Educação (SME-Rio) vem favorecendo, após a criação do programa Rio Criança Global, em 2009, o ensino da Língua Inglesa, em convênio com a Cultura Inglesa, inclusive para fornecimento de material didático não licitado e não avaliado por especialistas.”, denuncia o abaixo-assinado online.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Abaixo-assinado defende ensino do espanhol na rede municipal

  1. Renato Vazquez disse:

    Obrigado pela divulgação, Eliomar!
    Nós da APEERJ agradecemos!

    Renato Vazquez
    Diretor – presidente

  2. O espanhol é segunda língua no Brasil e portanto precisa estar presente em todas as redes de ensino fundamental e médio, instituições públicas ou particulares. Não podemos negar aos alunos uma oportunidade de se inserir em outra comunidade discursiva e cultural que pode propiciar-lhes conhecimento e interação com o mundo globalizado.

    • Eliomar Coelho disse:

      Cara Janete,

      É um absurdo o que a secretaria municipal de Educação está fazendo com os professores de espanhol. Estamos juntos nessa luta!

      Abraços fraternos,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>