Rio - 30 de maio de 2012

Ação do PSOL contra negociação suspeita

Os vereadores Eliomar Coelho e Paulo Pinheiro, da bancada do PSOL na Câmara Rio, recorreram ao Ministério Público a fim de forçar investigação de negociação suspeita por parte da prefeitura envolvendo terreno da Tibouchina Empreendimentos. Em fevereiro, os mandatos protocolaram uma petição junto à 4ª Vara de Fazenda Pública questionando a desapropriação do terreno onde a prefeitura pretende reassentar a comunidade de Vila Autódromo, ameaçada de remoção em função de obras vinculadas aos megaeventos. De acordo com estudo da GEO Rio, 70% da propriedade, em Jacarepaguá, foi classificada como área de risco. A prefeitura chegou a suspender a operação de compra, por R$19,9 milhões, quando foi veiculada denúncia no jornal O Estado de S. Paulo sobre doações para o prefeito Eduardo Paes por parte de empresas que controlam a Tibouchina. Levamentamento feito pelo PSOL detectou outras transações que favoreceram secretários municipais que atuam em pastas envolvidas com os processos de remoção que vem ocorrendo na cidade. Saiba mais

Marcha do bonde fará apelo ao governador
Uma marcha com a participação de blocos e bandas partirá, nesta quinta-feira (31/05), do Largo do Machado, em direção ao Palácio Guanabara onde será entregue, ao governador, o abaixo-assinado do movimento “O Bonde que Queremos”, que recolheu 12 mil assinaturas. Os manifestantes farão duas concentrações: às 10h, no Largo do Curvelo, e às 11h, no Largo do Machado. Entre as 16 exigências do movimento, destacam-se a manutenção do bonde original, com tarifa barata, circulando com intervalos de 10 minutos, de 5h até 24h, e integrado aos demais transportes através do Rio Card. A AMAST (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa) realizou, na última segunda-feira (28/05), um seminário com especialistas para discutir a proposta de recuperação dos bondes elaborada pela Central Logística. A entidade, que lançou a campanha “Bonde Original, Já”, luta pela implementação de uma política de tombamento, proteção e restauração dos bondinhos.

Considerações sobre a Rio+20
Jurandir Silva
“No mês de junho, o Brasil sediará um grande evento. Será a Conferência Rio+20. No ano de 1992, nosso país havia sedidado a Conferência ECO-92. À época, o objetivo oficial do encontro era debater os problemas ambientais gerados pelo modelo capitalista de produção e consumo construindo uma estratégia oficial para a minimização de danos.” Leia na íntegra o artigo

SOS Mantiqueira
“A Mantiqueira constitui-se no mais extenso e relevante conjunto orográfico do país, representando, com suas cadeias de montanhas e altos picos (Agulhas Negras, Pedra da Mina, etc.), o equivalente brasileiro do sistema andino”. Esta é parte do texto do abaixo-assinado “Carta da Mantiqueira à Rio+20, que encaminha as demandas das comunidades rurais, de ambientalistas e da sociedade civil em prol da preservação de um importante patrimônio paisagístico do Brasil. “A Mantiqueira clama por mais cuidados por parte dos governos e organismos ambientais”, resume o documento.

Promessas à FIFA
Veja, na reportagem da Agência Pública – página de jornalismo investigativo –, documento que revela o que o Brasil prometeu à FIFA para garantir a Copa do Mundo.

Fala, Freixo!
É amanhã, às 18h30, o debate “O Rio tem solução?” com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) no Corecon (Conselho Regional de Economia). O encontro é uma iniciativa do Fórum Popular do Orçamento da entidade, que fica na Avenida Rio Branco, 109, 19° andar, no Centro.

Olha o anarriê!
Está chegando a hora de dançar forró e ciranda! Será no próximo dia 30 de junho, sábado, a partir das 18h, a animada e concorrida festa junina do PSOL/RJ na Praça Mauro Duarte, em Botafogo. Os cantores Chico Salles e Lucio Sanfilippo vão garantir a alta qualidade da música. Eliomar Coelho comanda, com a maestria de sempre, a tradicional quadrilha. A Praça Mauro Duarte fica na confluência das Ruas São Manuel e Fernandes Guimarães. Anote e não perca!

Rio antigo
O Quartel-General da PM na Evaristo da Veiga – que o governo estadual quer vender para a Petrobras – em foto de 1912.