Rio - 7 de fevereiro de 2014

Ação do PSOL para barrar aumento da tarifa

Ação impetrada junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pelos vereadores Eliomar Coelho, Paulo Pinheiro, Renato Cinco e Marcelo Freixo (PSOL/RJ) visa impedir o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,75 para R$ 3,00 previsto para entrar em vigor no próximo dia 08/02. Conforme o estudo do IPEA (2013), as tarifas cresceram acima da inflação nos últimos anos. Enquanto o IPCA teve alta de 125% no período de janeiro/2000 a dezembro/2012, o índice de aumento das tarifas dos ônibus teve alta de 192%, ultrapassando, portanto, 67 pontos percentuais da inflação. Relatório do TCM aponta que não há desequilíbrio econômico-financeiro que justifique a revisão do preço do bilhete. Em outras palavras, a receita das empresas é mais do que suficiente para cobrir os custos e investimentos, especialmente se considerado o volume de passageiros pagantes. O corpo técnico do TCM concluiu que a tarifa modal elevou a TIR (Taxa Interna de Retorno) estipulada no contrato. Essa taxa é um dos indicadores da lucratividade das empresas. Isso significa a prova definitiva de que há um desequilíbrio contábil no sistema em favor dos empresários.

Prefeitura é refém das empresas de ônibus
Eliomar Coelho
“Este Tribunal de Contas identificou um acompanhamento deficiente do Poder Concedente em relação ao desempenho operacional e financeiro das concessionárias, visto a inércia representada pela mera aplicação dos índices de revisão sugeridos pelas concessionárias, em estudos por elas encomendados.” O texto acima é parte da introdução do relatório técnico que a comissão especial criada pelo TCM elaborou em julho do ano passado, para averiguar a licitude e a confiabilidade do processo de revisão tarifária do sistema de ônibus, concedido em 2010. Após encontrar diversas impropriedades tanto na forma como foram procedidos os reajustes tarifários, tais como uso incorreto e erros nas fórmulas, como, índices, valores e dados contábeis fornecidos ou criados pelos próprios interessados no aumento das tarifas, o corpo tecnico do TCM concluiu o que nós suspeitávamos e apontávamos já há algum tempo: a prefeitura é totalmente refém dos empresários de ônibus” Leia o artigo na íntegra

Protesto contra reajuste de tarifa

Nas redes sociais, mais de 100 mil foram convocados para a manifestação contra o aumento das passagens de trens e ônibus hoje, dia 06/02. A concentração é na Candelária, às 17h. O MPL – Rio (Movimento do Passe Livre) continua na luta pelo Tarifa Zero. Como era previsto, o ano de 2014 começa com mobilização por sistema de transporte de qualidade e preço justo.
Dia: quinta-feira, 06/02
Hora: 17h
Concentração e percurso: Candelária até a Cinelândia

Guia para programar a folia

A animação e o clima de carnaval, com chuva de confetes, tomou conta da sede do Cordão da Bola Preta no lançamento, no domingo (02/02), do guia Rio que Encanta. O livreto com a programação completa dos blocos da cidade chega a 15ª edição mais robusto, a exemplo do Carnaval de rua que renasceu nos últimos anos. O guia é uma produção dos parlamentares do PSOL Chico Alencar, Marcelo Freixo, Paulo Pinheiro, Renato Cinco e Eliomar Coelho – mentor da ideia. “O guia que Eliomar lançou há 15 anos contribuiu para a retomada do Carnaval de rua”, sentenciou o vereador Renato Cinco ao lado de Eliomar e dos deputados Chico Alencar, Marcelo Freixo e Luciana Genro (PSOL/PA), do senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) e do professor do Pedro II, Tarcísio Motta. Faça download do PDF do guia e programe seu Carnaval! Além das dicas sobre a folia, o guia traz informações sobre as rodas de samba da cidade, CD’s, livros e novos DVD’s de música brasileira. Foto de Cícero Rodrigues. Veja mais fotos.

Carnaval de rua: “subversão da cidadania roubada”
Luiz Antonio Simas
“A experiência carnavalesca é uma pequena morte. Durante os dias de Momo, a máscara prevalece e todas as inversões sociais são urgentes e necessárias. Esquecimento, eis a essência da folia. O legítimo folião não programa o Carnaval com rigidez cartesiana ou como se a vida devesse funcionar feito um sistema tático do futebol de resultados. Ele sabe apenas que vai para a rua imolar-se nos blocos e cordões e morrer até a quarta-feira de cinzas, quando ressuscitará como burocrata, marido, mulher, amante, namorada, operário, empregada doméstica, pai, mãe, professor ou escriturário.” Leia o artigo na íntegra

PSOL na TV!

Assista ao primeira programa do PSOL que será exibido hoje (06/02), em cadeia nacional. Nas emissoras de rádio AM e FM, o programa será veiculado às 20h e nos canais abertos de televisão será transmitido às 20h30. Gravado em dois extremos do Brasil (Oiapoque, extremo norte do Amapá e no Chuí, extremo sul do Rio Grande do Sul), o programa mostra o caráter nacional do PSOL e a preocupação com todas as regiões do Brasil. O pré-candidato à presidência pelo PSOL, senador Randolfe Rodrigues, e a ex-deputada federal Luciana Genro apresentam as propostas do partido e criticam à subserviência do governo ao mercado financeiro em detrimento de investimentos na área social.

Apoio forte

O estado do Rio terá um importante papel na campanha do senador Randolfe Rodrigues, pré-candidato à presidência pelo PSOL. “Queremos transformar o Rio na nossa fortaleza”, disse Randolfe em entrevista concedida ao jornal “O Dia”. Segundo Randolfe, o desempenho de Freixo nas eleições municipais em 2012 dá peso político ao estado. Na foto, o encontro de Eliomar e Randolfe na concentração da passeata que abriu a campanha municipal em junho de 2012 na Avenida Rio Branco. Foto de Cícero Rodrigues.

Asilo para Snowden, já!
Edward Snowden revelou aos brasileiros a dimensão da vigilância norte-americana em terras brasileiras. Mais que isso, mostrou como os Estados Unidos opera como um big brother. Mais de um milhão de pessoas já assinaram a petição que pede asilo para Snowden no Brasil. Responsável por vazar documentos secretos que trouxeram à tona o sistema de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA, ele está atualmente refugiado na Rússia. A meta da Avaaz – que tem mais de 30 milhões de seguidores no mundo e elaborou o abaixo-assinado virtual – é conseguir 1,25 milhões de assinaturas. Leia o artigo de Wladimir Safatle, “Proteção a Snowden”.

RIO ANTIGO
O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de aterros. Hoje, trafegamos por avenidas no Centro do Rio sem pensar que antes eram mar. É o caso da região próxima a Igreja de Santa Luzia que ficava totalmente à beira-mar (foto de George Leuzinger). A Rua Santa Luzia só foi aberta em 1812, para que Dom João VI pudesse transitar de carruagem até alcançar a igreja, que ficava em frente à praia de Santa Luzia. Viaje no tempo