Notícias

Apoio total à campanha “Outubro Rosa”

Apoio à campanha Outubro Rosa

Nosso mandato apoia a campanha “Outubro Rosa” e se integra às diversas entidades e instituições que têm lutado para levar um pouco mais de informações às milhares de brasileiras que sofrem com Câncer de Mama.

Durante o mês de outubro, teremos uma série de atividades com o objetivo de informar e mobilizar o governo, sociedade civil e comunidade científica sobre a importância da detecção precoce da doença e garantir acesso ao tratamento para as pacientes com câncer de mama avançado. Entre as brasileiras, esse é o tipo de tumor mais comum.

Segundo dados do Ministério da Saúde (2014), são diagnosticados 57 mil novos casos da doença por ano, e embora as chances de cura sejam animadoras, o Câncer de Mama ainda mata.

Infelizmente, milhares de mulheres são vítimas de diagnóstico tardio, quando a doença se encontra em estágio avançado e em fase metastática.

Hoje, embora haja legislação específica que determina 60 dias para o início do tratamento após o diagnóstico (Lei 12.732/2013), essa não garante pronto atendimento no SUS.

Também a Lei nº 11.664/08, que previa a realização de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, sofreu restrições pela Portaria nº 126/13 e passou a determinar que, para mulheres assintomáticas, o exame seja realizado só em pacientes entre 50 e 69 anos.

Entendemos que o Câncer não pode esperar para ser tratado e nosso mandato se solidariza com todas as mulheres pacientes – ou não – de Câncer de Mama avançado e metastático.

Estamos juntos!

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>