Rio - 27 de junho de 2012

Arraiá do PSOL é no sábado, 30 de junho!


Você não pode perder! É no próximo sábado, dia 30 de junho, a partir das 18h, o tradicional arraial do PSOL na Praça Mauro Duarte – uma promoção dos mandatos Eliomar Coelho, Marcelo Freixo, Chico Alencar e Paulo Pinheiro. No comando da festa, os cantores Chico Salles e Lucio Sanfilippo. A animada quadrilha de casais ficará, mais uma vez, a cargo de Eliomar Coelho. A Praça Mauro Duarte fica na confluência das Ruas São Manuel e Fernandes Guimarães, em Botafogo. Anote. Venha!

Inclusão com critério e qualidade
Foi aprovado, ontem, 26/06, na Câmara Municipal um substitutivo ao projeto de lei 552/2010 que estabelece diretrizes para inclusão de alunos com necessidades especiais. Co-autor do texto, Eliomar Coelho destaca que está garantida a manutenção das classes especiais para aqueles que não possam ser adequadamente atendidos em turmas regulares. Ainda falta ser apreciado o projeto de lei 912/2011, de autoria do mandato, que dita, em pormenores, como deve ser feita a inclusão dentro das escolas e nas salas de aula. Já está marcada reunião com o Ministério Público, em agosto, quando Eliomar tratará da educação especial na perspectiva da inclusão. Entre outras garantias, o substitutivo aprovado prioriza vagas para alunos com deficiências em unidades escolares nos arredores onde moram, determina que a escola deve capacitar, de forma permanente, o corpo docente para identificação precoce dos distúrbios, síndromes e transtornos relacionados à aprendizagem e assegura a participação efetiva da família no acompanhamento das atividades pedagógicas específicas.

O Maraca é nosso
Eliomar Coelho será mediador de uma mesa redonda sobre a decisão do governo estadual de privatizar o Maracanã, na próxima sexta-feira, às 14h, no auditório da Câmara Municipal. A Frente Nacional de Torcedores e líderes do movimento “O Maraca é nosso” – que reúne torcedores de vários times – organizam o debate para o qual foram convidados o governador Sérgio Cabral, a secretária de Esportes e Lazer, Márcia Lins, o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, e um representante do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) . Participarão também do debate, que abordará a função sociocultural do estádio, o historiador Luiz Antônio Simas, o jornalista Lúcio de Castro, Gustavo Mehl, do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, e João Hermínio, da Frente Nacional dos Torcedores. O movimento critica o perfil elitista e restritivo do novo Maracanã e já realizou diversos protestos desde a publicação, em janeiro, do edital para concessão do histórico templo do futebol.

Mobilização da Cúpula
O vereador Eliomar Coelho, o deputado estadual Marcelo Freixo e o deputado federal Ivan Valente, em foto do Instagram, na Marcha dos Povos realizada na quarta-feira passada (20/06). Os parlamentares do PSOL estavam entre as 80 mil pessoas na grande passeata que ocupou a Avenida Rio Branco. Essa é a estimativa dos organizadores da Cúpula dos Povos, que reuniu diariamente 30 mil pessoas no Aterro do Flamengo e foi um contraponto à Rio+20 oficial. O encontro da sociedade civil organizada acabou mas as lutas continuam. Conheça a Declaração final da Cúpula dos Povos na Rio+20.

Orçamento para quem precisa
Amanhã à tarde, uma passeata unificada unirá professores, servidores técnico-administrativos e estudantes das instituições federais em greve. A concentração é às 14h na Candelária, de onde os manifestantes partirão rumo à sede do Banco Central. O ato é coordenado pelo ANDES-SN (Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) e Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras). E denunciará disparidades: no orçamento 2012 do governo federal, o repasse destinado ao serviço da dívida é de 47,19% enquanto a educação fica com 3,18%.

A história do chorinho

Fatos pitorescos e os principais personagens do choro desfilam no espetáculo “Chorando Histórias”, apresentado por professores de História no Centro Cultural Justiça Federal. Vale lembrar que o mandato Eliomar Coelho é autor da lei 3949/05 que inclui, como atividade extra-curricular nas escolas do Rio de Janeiro, o ensino do samba e do choro. Afinal, são ritmos genuinamente brasileiros que merecem ser valorizados. O CCJF fica na Avenida Rio Branco, 241, Centro. A temporada , sempre quarta e quinta-feira, às 19h, termina na próximo dia 05/07.

Rio antigo
Tombado por lei do mandato Eliomar Coelho, o Copacabana Palace nos anos 20