Notícias

Ato da caixa preta no Lume deu apoio à CPI dos Ônibus e denunciou ações truculentas da PM


Da caixa preta saíram cobras e lagartos, isenção fiscal para as empresas de ônibus, dinheiro da Saúde para a Fetranspor, dinheiro da Educação para o Maracanã, remoções e o Eike Batista. A atividade do PSOL/RJ, na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), nesta sexta-feira (28/06) lançou mão do bom humor para manter a mobilização em torno da CPI dos Ônibus.

“Se não fossem as manifestações nas ruas, não teríamos conseguido entrar com o pedido de CPI. Vamos aproveitar a atividade no Lume, às sextas, para coletar assinaturas de apoio à instalação da CPI no dia 1° agosto, quando acabar o recesso parlamentar. Precisamos abrir a caixa preta das empresas para saber qual o fluxo financeiro, como é a fiscalização nas ruas e as relações trabalhistas. E vamos fundo na investigação da cartelização”, disse Eliomar.

O vereador Paulo Pinheiro adiantou que a bancada do PSOL na Câmara apresentará uma proposta de emenda à Lei Orgânica a fim de que os conselheiros do TCM sejam eleitos entre funcionários de carreira do órgão. Atualmente, são indicados parlamentares da Câmara ou Alerj para ocupar os cargos do conselho. No mesmo dia em que Eliomar protocolou o pedido da CPI, o TCM arquivou o processo de investigação de formação de cartel pelas empresas de ônibus que venceram a licitação da prefeitura em 2010 para a concessão de linhas.

Renato Cinco e Marcelo Freixo denunciaram a violência policial tanto no Complexo da Maré quanto durante a passeata do último dia 20/06, da Candelária até a prefeitura. Freixo apresentará denúncia à corregedoria da secretária de Segurança com vídeos e documentos como prova de que houve excesso tanto na favela quanto na repressão aos manifestantes no Centro. Fotos de Antonio Gaspar.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>