Notícias

Audiência da Marina da Glória será terça-feira, 02/04

Será na próxima terça-feira, 02/04, a audiência pública para discutir o projeto de Eike Batista para a Marina da Glória. Na segunda-feira (25/03), os vereadores Eliomar Coelho e Renato Cinco, o deputado estadual Marcelo Freixo e o deputado federal Chico Alencar (parlamentares do PSOL) se reuniram com Cristina Lodi, superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), para levantar informações sobre a proposta. Lodi confirmou que o anteprojeto ainda está sob análise do Conselho Consultivo do órgão.

A superintendente prometeu autorizar consulta do documento, para análise dos mandatos do PSOL, antes da audiência marcada para a próxima terça-feira, dia 02 de abril, às 10h, na Câmara Rio. Entre os convidados para a audiência, Cristina Lodi, o secretário municipal de Urbanismo, Alexandre Pinto, a secretária municipal de Urbanismo, Maria Madalena Saint Martin de Astacio, Sérgio Magalhães, do IAB e representantes da EBX e das associações de moradores do Flamengo, Glória e Catete.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Audiência da Marina da Glória será terça-feira, 02/04

  1. Exmo. Sr. Vereador Eliomar,

    Estive hoje na audiência pública da Marina da Glória, posso afirmar, de forma categórica, que me senti representado como cidadão. É uma grande felicidade saber que existem representantes da classe política engajados nas causas justas.

    Sou velejador há mais de 10 anos, um entusiasta da vela; minha origem é humilde e com muito custo consegui comprar um pequeno barco monotipo aos meus 17 anos. Ao contrário do que dizem, a vela não é um esporte apenas para os mais abastados. Hoje tenho uma outra embarcação num clube náutico de Botafogo. Jamais me furtaria a defender os interesses da Marina apenas por não ser usuário direto dela. Atualmente exerço, nas horas vagas, a função de vice-presidente da ABVC (www.abvc.com.br) e de comodoro da Flotilha Guanabara (https://sites.google.com/site/flotilhaguanabara2012/), a primeira uma associação de âmbito nacional de velejadores de cruzeiro, a segunda, de velejadores da Baía da Guanabara. Exerço ambos os cargos por uma questão de amor ao iatismo, quase que um estilo de vida, a luta pelas causas justas é algo de extrema relevância, o exercício da política é um dever de cada um de nós.

    O projeto proposto pela REX é um ultraje à comunidade náutica, a diminuição em 1/3 das vagas secas é um absurdo! Temos que considerar que os veleiros de competição ficam nas vagas secas! O iatismo brasileiro perde e muito com isso, a vela brasileira é a segunda maior em termos de medalhas para o país. A dragagem do canal para embarcações de 300 pés é outro absurdo. A Marina da Glória não pode ser um porto para embarcações deste porte. Expulsar as atuais embarcações e lojistas de lá é outro disparate. Tem muita gente que mora lá! Na Europa e na América do Norte é comum as pessoas elegerem seus barcos como moradia. No Brasil parece ser diferente. Como dizia o Amyr Klink, o brasileiro parece que nasceu de costas para o mar. Tenho que concordar com ele.

    Matéria sobre a moradia a bordo: Uma grande saída em face a especulação imobiliária ): http://oglobo.globo.com/rio/morar-ancorado-pode-custar-menos-que-aluguel-de-um-quarto-sala-na-zona-sul-6110047

    O Milton Temer, nosso conhecido da Marina, saberia explicar com mais detalhes o drama que vivemos e apontar que muitos usuários da Marina moram lá por pura necessidade.

    Minha ida na audiência pública valeu por ver o seu discurso e da Sona Rabelo. Toda a comunidade se sente representada com verdadeiros representantes do povo como vocês dois. Na frente da Câmara há uma inscrição célebre “a sã política é irmã da moral e da razão”. A moral e a razão estão com vocês; luz em meio a escuridão!

    Bons Ventos,

    Matheus Eichler
    VP ABVC Rio e Niterói/ Comodoro Flotilha Guanabara
    Veleiro Passimim/CRG Rio
    Tel. + 55 21 91451088
    Skype: matheus.eichler

  2. Pingback: A indignação de um velejador que assistiu à audiência da Marina da Glória | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

  3. Matheus Eichler disse:

    Eliomar,

    Fique à vontade, agradeço imensamente por nos auxiliar pela luta dos interesses da classe.

    Estarei sempre ao seu dispor para conversarmos sobre qualquer assunto que envolva a área náutica.

    Abraços,

    Matheus Eichler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>