Notícias

Respeita Paquetá!

“Respeita Paquetá! E mais ainda: parabéns Paquetá” Assim, Eliomar iniciou sua fala na audiência pública que tratou sobre a redução nos horários das barcas de Paquetá, realizada na Alerj!, nesta quarta-feira (12).

“Esta audiência pública, com esta presença bem representativa dos moradores de Paquetá, é uma demonstração que a vitória só será conseguida com muita luta. E é isso que vocês estão fazendo de forma organizada, se mobilizando, única e exclusivamente para garantir legítimos direitos dos moradores da ilha de Paquetá”, disse Eliomar. Ele lembrou que a responsabilidade pela administração da política pública de transportes é do poder público. “Quando a política é conduzida por terceiros através da prestação do serviços, se dá por meio de uma concessão do poder público. E nessa concessão, por meio de um contrato, tem que ser garantido, custe o que custar, aquilo que é direito do povo: ir e vir”, disse Eliomar, que criticou a ausência do prefeito Marcelo Crivella. “É inadmissível, quando sabemos que Paquetá é um bairro do Rio que deve ser tratado com muito carinho, com zelo daquele que tem realmente compromisso de administrar a cidade para o bem de todos.”

Eliomar disse ainda que é um frequentador assíduo de Paquetá. “Vou lá, tenho amigos, companheiros. Danço forró nas festas juninas e curo um samba da melhor qualidade. Acho que sou o deputado que mais frequenta a ilha.” Desde o início, o mandato tem acompanhado e dado força para o movimento. Para Eliomar, além de revogar a atual grade, é preciso pensar em fortalecer Paquetá de forma permanente. “Nesse sentido, é bom que se registre, lamentavelmente a forma como a CCR Barcas tratou a questão do bloco Pérola da Guanabara, que, sempre em respeito a comunhão com a ilha, faz um carnaval lindo e levando muita felicidade e recursos aos moradores de Paquetá. Eles se mostraram abertos ao diálogo, e, quando se abre, se coloca à disposição para dialogar, o diálogo tem que existir. Se não existe, é porque a outra parte não quer o diálogo”, ressaltou Eliomar.

Durante a audiência, o secretário estadual de Transportes, Demo Pinho informou que, durante o carnaval, a grade será a mesma do ano passado, com venda de passagens antecipadas e na hora. Também foi anunciado que a Alerj vai transferir recursos que possibilitarão  à Secretaria de Estado de Transportes (Setrans) manter a grade regular de horários das barcas no trajeto Ilha de Paquetá-Praça XV, no Centro. Para formatar o que foi anunciado, foi agendada uma reunião nesta sexta–feira (14), na Casa Civil.

A transferência de recursos se dará por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre a Alerj, o Ministério Público e o governo do estado. Pelo documento, o Legislativo se compromete a devolver  R$ 5 milhões ao Executivo. Esse valor deverá ser utilizado exclusivamente para que a concessionária CCR Barcas mantenha a grade de horários anterior.

Há 50 dias, cerca de 5 mil moradores de Paquetá sofrem com a redução na grade das barcas, reduzida em 30% durante a semana e 50% nos fins de semana. Na prática, perdeu 11 viagens nos fins de semana (desabando de 23 para 12) e cinco horários nos dias úteis. A mudança entrou em vigor no dia dia 25 janeiro deste ano, após decisão judicial.

Segundo a representante da Morena (Associação dos Moradores de Paquetá), Conceição de Campos, a luta teve início no dia 23 de dezembro, quando a decisão da concessionária foi publicada. “Não somos um bairro qualquer.  As barcas da CCR são o único meio de transporte de moradores, estudantes, trabalhadores, idosos, gestantes, pacientes em tratamento, doentes graves que precisam ser removidos para o continente, servidores públicos da saúde, educação, segurança. Mas não só. Elas também são a única opção para transportar o malote bancário, a entrega dos Correios, a coleta laboratorial do hospital, os nossos animais domésticos e até o caixões funerários. As barcas da CCR carregam as nossas vidas e os nossos mortos”.

#RespeitaPaquetá

Assista aqui a fala de Eliomar

Esta notícia também está no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em Carnaval, cidadania, Cultura, Educação, Notícias, Saúde, Servidores. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>