Notícias

Campanha contra a privatização da água e da energia

Foi lançada ontem, (13/03), na Câmara dos Vereadores, uma campanha nacional contra a privatização da água e da energia. O ato público foi uma realização do mandato do vereador Eliomar Coelho, em parceria com o Movimento de Atingidos por Barragens, a Federação Nacional dos Urbanitários e diversos sindicatos e movimentos sociais.

O plenário do Legislativo recebeu cerca de 500 militantes de todo o Brasil para o ato contra a privatização das águas e do que restou do setor elétrico. Nesse ato, foram lançadas as campanhas “Renovar Já para o Brasil continuar crescendo” e “Água para o Brasil: um direito de todos não pode virar lucro de alguns”. Após quase 20 anos das privatizações do setor elétrico, e em de boa parte dos sistemas de saneamento do país, a população só viu piorar os serviços e aumentar, avassaladoramente, as tarifas.

O ato público contou com a presença de representantes dos aeroviários e petroleiros. Participaram também moradores de Vigário Geral e Jardim América, escolhidos pela Light como cobaias na implantação dos medidores digitais que elevaram as contas de luz, nos dois bairros, em até 800%.

A campanha “Renovar Já” busca mobilizar a sociedade e impedir que o governo federal submeta, à novas rodadas de privatizações, as concessões que ainda estão sob controle de empresas estatais tanto na geração, quanto na transmissão e na distribuição de energia elétrica. A campanha “Água para o Brasil” tem como objetivo evitar a realização de Parcerias Público-Privadas na concessão dos serviços de abastecimento de águas e esgotos. As PPPs significam a privatização definitiva de um serviço essencial para a população e a transformação de um bem público inalienável em mercadoria.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>