Rio - 8 de fevereiro de 2012

Carnaval no Rio é de rua!


O carnaval de rua do Rio de Janeiro está cada vez mais disputado. A prova é que a edição 2012 do nosso guia Rio que Encanta se esgotou em tempo recorde. Uma parceria dos mandatos Eliomar Coelho, Paulo Pinheiro, Marcelo Freixo e Chico Alencar (parlamentares do PSOL) em parceria com a Fundação Lauro Campos, a publicação ainda está disponível em casas com programação de roda de samba e choro. Se você não garantiu o seu, não deixe de conferir a versão digital do Guia Rio que Encanta. No último sábado, Eliomar e Marcelo Freixo engrossaram o cordão dos foliões do Imprensa que eu Gamo – bloco dos jornalistas. A foto acima foi publicada no Instagram de Eliomar. Se você tem essa ferramenta em seu celular, pode acompanhar as imagens publicadas pelo vereador seguindo @eliomarcoelho.

Aumento abusivo da tarifa dos ônibus

Eliomar Coelho participou, esta semana, de bem humorada manifestação do movimento Meu Rio contra o aumento de 10% no preço das passagens de ônibus. No ato em frente a Secretaria Municipal de Transportes, intitulado “Protesto da Roleta”, os manifestantes obrigaram quem entrava e saía do prédio a atravessar uma roleta de ônibus instalada no meio de uma parede humana. “Apesar de lúdica, esta manifestação tem uma seriedade muito grande. Esses jovens buscam, de forma justíssima, informações sobre a política de transportes que está cada vez menos transparente e menos eficiente”, disse Eliomar. Ao final, um representante da secretaria prometeu encaminhar os dados solicitados pelo movimento.
Veja entrevista com Eliomar durante o protesto

Pequeno acréscimo, alto lucro
Eliomar Coelho
“Parece pouco mas não é…O aumento de 25 centavos na tarifa dos ônibus representa um salto na arredação das empresas na ordem de 1,75 milhão por dia. Considerando uma semana com cinco dias úteis, as viações passaram a abocanhar quase R$ 10 milhões a mais, oriundos da venda de 7 milhões de passagens por dia, em média. Certamente, trata-se de um negócio rentável.”
Leia artigo na íntegra

Lei da mordaça
Professores do município batizaram de “lei da mordaça” uma circular enviada no mês passado às escolas que atrela a prioridade de permanência dos profissionais em suas unidades de ensino à concordância com o projeto político pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Tudo indica que a nova norma tem como objetivo coibir e inibir aqueles que discordam da orientação do órgão. Curiosamente, vários professores contrários à política da secretária Claudia Costin vem sofrendo assédio moral ou estão sendo remanejados com alegações banais. O Sepe sustenta que a circular ataca o critério do princípio de antiguidade na transferência ou manutenção de um servidor em sua unidade estabelecido pela resolução 820 baixada pela ex-secretária Sonia Mograbi.

Cai a máscara do Porto Maravilha
Artigo de Eliomar Coelho publicado no jornal O Dia
“Publicações no dia 13 de dezembro de 2011 causaram a sensação final da falência política do Rio. Um ‘Informe Publicitário’ anunciava mudanças na região do Porto e bairros vizinhos. Outra matéria indicava um “acordo de investimento” assinado entre Caixa e uma empresa de fundos imobiliários visando a empreendimento sobre a Rodoviária Novo Rio. O tal ‘acordo’ é um negócio fechado entre um banco público que integralizará terras públicas e recursos do FGTS para viabilizar a construção das três torres de escritórios. Não bastasse o tamanho absurdo, ainda se recusam a divulgar valores e responsabilidades.”
Leia artigo na íntegra

Somos 99% contra 1%: Democracia Real Já!
Roberto Robaina
2011 é um ano que não terminou. A irrupção das massas populares árabes colocou novamente com força a ideia da revolução no cenário do mundo e na consciência de milhões de homens e mulheres; de todos os continentes. A Tunísia abriu as comportas. Um levante urbano e democrático derrubou a ditadura. O ato seguinte foi mais difícil porque a ditadura de Mubarak, historicamente apoiada por Israel e pelos EUA, usou com mais rigor o poder das armas do regime militar do estado burguês; mesmo assim os egípcios também venceram e as liberdades democráticas conquistadas alteraram a correlação de forças em toda a região, revigorando a luta palestina, colocando o estado racista de Israel contra as cordas. A partir daí a revolução tinha se estendido para praticamente todos os países árabes.
Leia artigo na íntegra na página da Fundação Lauro Campos

Verão no Rio

Mostrar diferentes facetas do verão carioca é o mote da exposição de fotografias Verão 2012 em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal, que fica na Avenida Rio Branco, 241. Com curadoria de Alcyr Cavalcanti, a mostra exibe imagens dos fotógrafos Alziro Xavier, Custódio Coimbra, Evandro Teixeira, Gilson Barreto, Marcia Foletto, Salvador Scofano e Severino da Silva, autor da foto acima.

Opine
Um movimento das Associações de Moradores do Alto Humaitá e Jardim Botânico pede o fechamento do Heliponto da Lagoa. Você concorda?

Rio antigo
O Cordão da Bola Preta ontem, hoje e sempre…