Blog

Cartilha Painel da Cultura Fluminense 2019

Painel da Cultura Fluminense 2019

É com muita satisfação que apresentamos o Painel da Cultura Fluminense 2019,  fruto do nosso trabalho à frente da Comissão de Cultura da Alerj, que percorreu o interior de nosso estado em 2019, ouvindo os fazedores de Cultura e agentes públicos, em dez encontros regionais em cidades polo. Este trabalho foi  elaborado pela equipe da Comissão de Cultura da Alerj e contou com a coautoria de agentes e gestores culturais. A cartilha foi lançada em evento público da Comissão de Cultura na Alerj no dia 13 de dezembro.

— Fizemos audiências públicas nas dez regiões do estado e o que vimos é um Rio de Janeiro cuja maior riqueza é sua diversidade cultural, étnica e ambiental. Mas também constatamos uma gestão fraca para a área, sem articulação política e social, sem diálogo com a Alerj e com os movimentos culturais, disse Eliomar. Ele explicou que desde que assumiu a presidência da Comissão de Cultura da Alerj, em março deste ano, a prioridade passou a ser o conhecimento das diversas realidades que formam o mosaico cultural fluminense e que quase sempre são deixadas de lado.

— Não vimos essa diversidade tão rica ser reconhecida e nem apoiada pelo governo estadual. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – Secec, centralizada na capital, não conseguiu efetivar os mecanismos previstos na Lei nº 7035/2015. que criou o Sistema Estadual de Cultura – Siec e que contribuirão para o desenvolvimento cultural das diversas regiões. Pior, por diversas vezes, tentou modificá-la, por meio de decretos arbitrários. Por último, chegou ao ápice do absurdo e desprezo com a pasta, tentando desviar a verba do Fundo de cultura para o tesouro. Ação impedida graças à mobilização dos agentes culturais, disse Eliomar.

— Portanto, o ano chega ao fim e uma gestão também se encerra na Secretaria de Cultura (SECEC). Momentos de mudanças são para avaliação e prospecção. Não queremos uma SECEC apática, fraca, desarticulada e perdida, desmontando equipes técnicas que há anos lutavam bravamente para cumprir as suas missões, ou traziam resultados bons, como no Parque Lage”, concluiu Eliomar.

Estivemos na luta pela cultura ao longo de todo este ano e seguiremos juntos em 2020!

Painel da Cultura Fluminense 2019

 

Esta entrada foi publicada em Blog, Cultura. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>