Blog

Cidadão lesado pela prefeitura ou estado deve cobrar indenização

O caso é emblemático e gera jurisprudência. As concessionárias CEG e Light foram condenadas a indenizar, em R$ 23.120,00, Vanessa Batista da Costa. Ela sofreu queimaduras após a explosão de um bueiro enquanto caminhava pela Avenida Rio Branco, na esquina com a Avenida Araújo Porto Alegre, no Centro do Rio, em 2007.

Quem sofreu danos materiais ou físicos pode solicitar indenização baseado no artigo 17 do Código de Defesa do Consumidor. O Código caracteriza “consumidor por equiparação” toda pessoa que seja vítima de evento provocado por empresa que falhou na segurança ou na manutenção de seu equipamento.

Em reportagem publicada no jornal O Globo, a coordenadora do Núcleo de Proteção ao Consumidor, Larissa Davidovich encoraja a população lesada a recorrer à Justiça. Quem não tem condições de bancar despesas jurídicas pode procurar a Defensoria Pública.

Recentemente, a Light foi multada em R$ 2,2 milhões por conta das queimaduras graves sofridas por um casal de americanos em outra explosão de bueiros ocorrida em Copacabana, no ano passado.

A empresa já adiantou que pretende recorrer da sentença. Mesmo que consiga reverter a decisão da Justiça, fica mais um exemplo de que não devemos aceitar, de cabeça baixa, sermos vítimas da ineficiência de companhias municipais e/ou estaduais. Devemos exigir nossos direitos e, dessa forma, penalizar aqueles que nos atingem por irresponsabilidade e negligência.

Neste caso podemos incluir as vítimas do bonde de Santa Teresa, as vítimas da colisão da Barca Rio-Niterói no último dia 28/11, os usuários do Metrô que passam por atropelos… A lista é extensa e qualquer um que se sinta lesado em seu direito de consumidor pode, e deve, apelar.

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>