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Decreto da prefeitura que proíbe outdoors é uma grande farsa

O decreto “Cidade Limpa” do prefeito Eduardo Paes, que promete livrar a cidade de propagandas e outdoors, beneficiará as empresas patrocinadoras da Copa e Olimpíadas. O tal decreto só vale para áreas nobres do Rio – incluindo bairros da Zona Sul e Centro, Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e Tijuca, na Zona Norte – e enquadra os patrocinadores dos megaeventos em um item de exceção.

Especula-se que a prática visa proteger as marcas da Copa e Olimpíadas do chamado marketing de guerrilha – quando outras empresas aproveitam para pegar carona nos eventos e também anunciam seus produtos.

A criação das ZPPAs (Zonas de Preservação Paisagística e Ambiental), onde anúncios em outdoors, empenas, marquises e alto de edifícios são proibidos, foi inspirada na lei Cidade Limpa de São Paulo. Com uma grande diferença: aqui não abrange toda a cidade e não vale para anúncios em ônibus, pontos de ônibus, bancas de jornal e táxis. Lá, a exceção é só para os relógios públicos.

Quem garante que após os megaeventos, este decreto carioca continuará valendo? Se na Lei Geral da Copa, aprovada pelo Congresso, já foi estabelecida a exclusividade na venda de bebidas e na patente de vários produtos, aqui no Rio o prefeito entrega de bandeja o “filé mignon” do espaço público publicitário para interesses privados de poucas e poderosas empresas.

Se o decreto fosse mesmo pra valer, seria para toda a cidade e sem exceções; e a prefeitura seria a primeira a limpar suas próprias propagandas, que também serão enquadradas como exceção.

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4 Responses to Decreto da prefeitura que proíbe outdoors é uma grande farsa

  1. Pingback: Prefeito faz plágio de projeto do mandato | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

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