Rio - 3 de dezembro de 2014

Ciranda com o PSOL

No próximo domingo, 07/12, tem Ciranda do PSOL com o cantor Lucio Sanfilippo, em Copacabana. Será na Avenida Atlântica em frente a Rua Santa Clara, às 10h. A apresentação de Sanfilippo certamente animará a manhã de domingo na orla.
Dia: domingo, 07/12
Hora: 10h
Local: Avenida Atlântica em frente a Rua Santa Clara

Devastação irreversível

O Ministério Público ainda luta para mitigar a devastação na Área de Proteção Ambiental do Marapendi provocada pela construção do campo de golfe olímpico mas o estrago já foi feito. Parte da vegetação de restinga que cobria uma extensa área não existe mais, denuncia o MP. O pedido de embargo da construção através de ação civil pública foi indeferido pela 7ª Vara de Fazenda Pública. O orgão vai recorrer mas o campo está praticamente pronto. Reportagem do jornal O Globo revela que a prefeitura já está cuidando do modelo de concessão do equipamento. No próximo sábado haverá manifestação na Estação BRT Mar, na Barra da Tijuca, às 15h. Leia mais

Formação política
Termina, amanhã, o curso de formação política organizado pelo PSOL Carioca. Hoje, Tarcísio Motta apresenta a palestra “Formas de organização e partido”. Amanhã, Marcelo Freixo aborda o tema “Conjuntura e perspectivas do Rio de Janeiro”, com Marcelo Freixo. O curso acontece na sede do PSOL, na Lapa.
Dia: quarta e quinta-feira.
Hora: 18h30 às 20h30
Local: Travessa do Mosqueira, 21C, Lapa.

Garis na rua
O movimento dos garis do Rio está se articulando contra demissões que seriam motivadas por perseguições políticas e a ameaça de privatização da empresa. Na próxima quarta-feira, haverá passeata da Candelária a Cinelândia, com concentração marcada para 16h. A categoria reivindica a transformação dos trabalhadores celetistas em estatutários, periculosidade ou gratificação para operadores de ceifadeiras e os da coleta, retorno do triênio, troca do plano de saúde, acerto de aumento do último acordo(o mesmo percentual a todos), piso de rodoviário para os motoristas da Comlurb e prioridade nas permutas de mães com filhos recém-nascidos.

Desenrolando a serpentina

O carnaval mais uma vez será enredo de debates no seminário “Desenrolando a serpentina” organizado pela Sebastiana, Associação Independente dos Blocos da Zona Sul e Centro do Rio. Desta vez, o encontro acontece no Planetário da Gávea e conta com a participação de Nei Lopes, Ana Costa e Moysés Marques, que estarão na mesa-redonda “Desde que o Sambe é Samba”, um passeio pela história do samba”. Veja a programação.

Esquerda Zumbi
Vladimir Safatle
“Dilma conseguiu criar uma situação politicamente inusitada. A confirmar as previsões, seu ministério será um dos mais conservadores desde o fim do governo Collor. Caso seu governo “dê certo”, ela terá provado quanto seu partido é atualmente desnecessário, já que foi simplesmente alijado da política econômica, assim como das políticas industrial e agrícola, limitando-se a ser um gestor das relações políticas do Estado e do sistema estatal de cooptação da sociedade civil.” Leia artigo na íntegra.

RIO ANTIGO
O Cine Palácio está sendo reformado para ser reaberto em 2016 como teatro destinado à exibição de musicais. O cinema, fechado desde 2008, provocava burburinho que se estendia pela Cinelândia – lugar do centro assim batizado por abrigar os Cines Império, Vitória e Odeon. Recentemente, o Odeon fechou as portas. Viaje no tempo