Notícias

Cultura na Região Noroeste

A Comissão de Cultura da Alerj se reuniu nesta sexta-feira (23/8) com trabalhadores da cultura da Região Noroeste do Estado. Estiveram presentes os municípios de Itaperuna, Pádua, Cambuci, Varre-Sai, Laje do Muriaé e Miracema, onde o encontro foi realizado.

“É muito importante, uma troca muita rica, por isso, exatamente, estamos indo ao encontro dos fazedores de cultura, ouvindo suas demandas e acolhendo sugestões, que poderão se transformar em ações concretas”, disse o presidente da Comissão, Eliomar Coelho.

Durante a reunião, a exemplo do que foi ouvido em outros encontros, foi relatado o descaso do tratamento do poder público com a cultura. Outro ponto destacado, foi a dificuldade de preservação e financiamento da cultura popular, uma vez que a região possui diversos grupos de folias de reis, boi pintadinho, mineiro-pau, jongo e caxambu, blocos carnavalescos, bandas/retretas e capoeiras. A região tem um potencial de turismo cultural enorme, mas, para isso, precisa de recursos, apoios, assessoria técnica para a preservação do patrimônio histórico e cultural, entre outros.

Antes da reunião, Eliomar visitou o Museu Antônio Ventura, do Centro Cultural Melchíades Cardoso, em Miracema, local do encontro.

Na exposição, entre outras peças, havia uma bela escultura em Papel Machê da escritora miracemense Maria Alice Barroso, feita pelo artista Henrique Resende, de Itaocara.

Foi o sétimo encontro regional da Comissão de Cultura da Alerj neste ano, depois de Baixada Fluminense, Região Serrana, Médio Paraíba, Leste, Norte e, agora, Noroeste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Cultura, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>