Notícias

Debate público na Alerj: O atual cenário de precarização dos servidores estaduais e questões previdenciárias

Denise Lobato, Soneli Antunes e Eliomar no debate público na Alerj

O atual cenário de precarização dos servidores estaduais e questões previdenciárias foi o tema do debate público – iniciativa do nosso mandato – que reuniu um grande número de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado no Plenário da Alerj, nesta terça-feira (25/4). O encontro foi aberto por Eliomar, que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Estadual e Sistema Previdenciário da Alerj.

A seguir, Eliomar passou a palavra para a professora aposentada Soleni Antunes, fundadora do Sepe, que fez um breve histórico da luta do servidores ao longo dos anos.

Em seguida, a professora Denise Lobato, do Instituto de Economia da UFRJ, tratou da questão previdenciária. Ela abordou um estudo feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e apresentou sugestões para a superação da crise. Entre elas, uma parte do ICMS poderia financiar o Rioprevidência, provisoriamente. A melhoria da gestão da dívida ativa e a revisão de incentivos fiscais seriam outras medidas a serem adotadas.

Diversas. árias propostas de representantes de sindicatos, movimentos sociais e associações foram acolhidas para tentar barrar essa imoralidade: “Sabemos quando começou e quem são os responsáveis: Cabral e Pezão são os criadores desta crise! E são eles que estão querendo resolver?! Como é que a raposa vai cuidar do galinheiro?!?! Como??? Por aí, não vai sair coisa boa, nada que preste. Por isso, nós estamos trazendo este debate aqui pra dentro desta Casa”, afirmou o deputado.

Para Eliomar, é preciso  reverter essa tendência perversa que é baseada na lógica do capital e pune de maneira perversa e brutal os servidores e trabalhadores do Rio de Janeiro. Para isso, há necessidade de uma grande mobilização, de forma organizada, da população.

Estiveram presentes ao encontro os deputados estaduais do PSOL Flavio Serafini, Paulo Ramos e Wanderson Nogueira. Participaram do evento representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro –  Sepe, do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais -RJ – Muspe, da Associação dos Docentes da Uerj –  Asduerj, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro  -  Proderj, e da Fundação Cecierj, entre outros.

Estamos juntos! Caminhamos há muito tempo e sabemos caminhar.

Coordenador Geral do Sepe, Marcelo Santana

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>