Blog

Deu no JB: OAB apoia projeto que proíbe escolas de homenagear ditadura

Matéria publicada no Jornal do Brasil, 25/03/2013

O presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da OAB e da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous apoiou nesta segunda-feira (25) o projeto de lei apresentado pelo vereador Eliomar Coelho proibindo que qualquer repartição pública, ou mesmo escola, homenageie pessoas ligadas à ditadura militar.

Atualmente, existem as escolas Costa e Silva, em Botafogo; Presidente Médici, em Bangu e Castelo Branco, no bairro da Sulacap. “Merece todo apoio a iniciativa do vereador. Homenagens devem ser dirigidas a quem fez boas coisas pela sua cidade, pelo seu estado ou seu pelo seu país e não a golpistas, torturadores e assassinos que mancham a nossa história”, afirmou Damous.

Segundo o presidente das duas Comissões, em um estado democrático deve-se incentivar o apreço pela democracia, sobretudo no seio da juventude. Por isso, “dar nomes de ditadores a uma escola pública significa um desrespeito à democracia e um culto a homens que perseguiram, mataram e torturaram dissidentes políticos”, destacou .

Para Damous, “as homenagens devem expressar o reconhecimento por quem contribuiu para o fortalecimento do país, suas instituições e do regime democrático e não justamente pelo contrário como os atuais homenageados das três escolas públicas do Rio”.

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Deu no JB: OAB apoia projeto que proíbe escolas de homenagear ditadura

  1. welington eduardo de oliveira disse:

    A afirmação Dr.Damous é de fato coerente com a VERDADEIRA historia do Brasil para presente e futura gerações do POVO BRASILEIRO ! Sempre o admirei pela sua justa personalidade em defesa dos DIREITOS HUMANOS NA OAB.

  2. welington eduardo de oliveira disse:

    BRASIL 2.014″50 Anos após! A verdade é a nossa responsabilidade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>