Notícias

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra em 2020 traz, além de alguns traços comuns a essa efeméride nos outros anos, algumas especificidades: por conta da pandemia do Covid-19 as comemorações e as manifestações serão diferentes.

A referida pandemia acentuou ainda mais as desigualdades sociais e o quanto essas atingem a população negra; a ação potente e rápida das lideranças, organizações comunitárias e culturais nas periferias urbanas seja para informar, minimizar os impactos da pandemia nas favelas, comunidades e cidades.

Mas são especificidades que acentuam a força e a resistência negra, a nossa forma de dizer que #vidasnegrasimportam.

Um outro traço importante é que o nosso tradicional 20 de novembro se dá em 2020 na mesma semana que o 1º turno das eleições municipais. E mesmo muito aquém do potencial, não temos como não registrar a conquista de vagas em câmaras municipais e até em prefeituras de lideranças negras, algumas destas sendo mulheres, transexuais, jovens e de favelas.

É essa resistência aí que eu falava. E acho que essas novas vozes vêm com o condão de oxigenar e renovar a cultura política fluminense e brasileira.

Eu com a minha experiência já vejo isso na força das minhas colegas de bancada do PSOL na Alerj, a jovem @danimonteiro.psol, a companheira @monicasfrancisco e @renatasouzario – a quem homenageio especialmente pelo papel que cumpriu nessas mesmas eleições e que certamente contribuiu para a emergência dessas novas lideranças.
Ainda temos muito o que aprender com essa turma nova que está chegando!

Esta postagem está também no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em cidadania, Cidade, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Notícias, Politica, Política Nacional. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>