Rio - 16 de maio de 2012

Domingo tem PSOL na praia de Copacabana

Domingo, às 10h, tem encontro do PSOL na Avenida Altântica, esquina com Rua Santa Clara, em Copacabana. Na atividade de prestação de contas, serão coletadas assinaturas para o abaixo-assinado que solicita a instalação da CPI da Delta. A bancada do PSOL, na Alerj, deu entrada no pedido de abertura de CPI para investigar contratos entre o governo estadual e a Delta. Para encerrar, o cantor Lucio Sanfilippo faz um animado show de samba e MPB.

E o Júlio Lopes?
Nesta terça-feira (15/05), o vereador Eliomar Coelho (PSOL) acompanhou representantes da AMAST (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa) em audiência com o procurador-Geral do Ministério Público, Cláudio Lopes. Indignados com a denúncia do MP que responsabilizou cinco funcionários e o motorneiro Nelson Correa da Silva pelo acidente ocorrido com o bonde de Santa Teresa, no ano passado, o grupo foi cobrar punição aos gestores que tinham poder de realizar investimentos no sistema. Cláudio Lopes prometeu que dará resposta breve sobre o inquérito aberto pelo MP para investigar a responsabilidade do secretário Júlio Lopes no acidente que matou seis pessoas e feriu mais de 40.

Contra aumento abusivo de energia e corte arbitrário
A fim de garantir o reestabelecimento de energia de cerca de 200 famílias da comunidade de Vigário Geral pela Light, os parlamentares, do PSOL, Chico Alencar, Marcelo Freixo e Eliomar Coelho encaminharam ofício à ANEEL. Eles reivindicam que a agência atue como mediadora no conflito entre Light e moradores que se recusam a pagar contas com aumento abusivo de 800%. Os cortes aconteceram depois que os moradores protestaram contra os novos medidores de energia instalados pela Light que provocaram aumento extorsivo.

Lume dos guardanapos
Com guardanapos brancos na cabeça – imitando a foto do governador Sérgio Cabral com secretários e o empresário Fernando Cavendish, ex-Delta – parlamentares do PSOL comandaram, na última sexta-feira (11/05), um original protesto contra a farra em Paris. Foi no encontro semanal de prestação de contas na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), no Centro. O animado grupo que se reuniu na capital francesa com o governador incluiu o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Dias, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.

Local contaminado?
Eliomar Coelho
Na Zona Sul, a perspectiva de fechamento de todos os postos de gasolina da orla traz à baila, novamente, a premência de regulamentação da lei do descomissionamento, de autoria do mandato Eliomar Coelho. A lei propõe uma série de dispositivos que precisam ser regulamentados por decreto pelo Poder Executivo. Por este diploma legal, todas as atividades que causem algum tipo de poluição ou degradação ambiental devem ser avaliadas e, quando for o caso, efetivados os mecanismos de descontaminação. Leia artigo na íntegra

Homenagem a Saturnino Braga
Na próxima segunda-feira, Eliomar Coelho entrega, às 18h, no plenário da Câmara Rio, Medalha Pedro Ernesto ao ex-prefeito Saturnino Braga. Eleito deputado pelo PSB, em 1962, o engenheiro Saturnino Braga figurou entre os dez melhores parlamentares escolhidos pelos jornalistas que cobriam o Congresso Nacional. Foi senador pelo MDB, partido do qual foi fundador, e o primeiro prefeito do Rio eleito por voto direto, em 85. Sua gestão foi marcada por inovações como a implantação dos Conselhos Governo-Comunidade, tese de pesquisa do IPPUR/UFRJ (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional).

Freixo na roda
“O prefeito virou um síndico e despolitizou a política. O prefeito tem que dizer claramente qual o interesse público. Você não pode privatizar o espírito público. Você pode conviver com a iniciativa privada e deve. O Rio está muito caro. A cidade tem que ser boa para as pessoas viverem e não só para os grandes negócios”. Veja tudo o que disse o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) no programa Roda Viva, da TV Cultura, que foi ao ar nesta segunda-feira. Durante a exibição, o Roda Viva ficou nos trending topics do twitter.

Rio antigo
Veja como mudou o entorno da Praça José de Alencar, no Flamengo