Notícias

Eliomar: “É preciso punir responsáveis e revitalizar o sistema de bondes”

Solidário à dor das vítimas do bonde de Santa Teresa e aos moradores do bairro, o vereador Eliomar Coelho esteve na última quarta-feira (31/08) na reunião organizada pela AMAST. A Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa e parlamentares cobram do governo estadual punição aos culpados pelo acidente e investimentos, já definidos por lei, no sistema de transporte centenário.

- É inadmissível que Julio Lopes continue como Secretário de Transportes. O que nós temos que fazer é o seguinte: primeiro punir os responsáveis pelo acidente e em segundo lugar, lutar para revitalizar o sistema de bondes. Queremos que essa história tenha um fim totalmente diferente do que vimos até agora. Há anos denúncias são feitas e nada muda.

Na manhã de quinta-feira (01/09), os moradores voltaram a se reunir. O encontro aconteceu pela manhã, no Largo da Carioca, na estação dos bondes. Vestidos de preto parentes das vítimas e moradores de Santa Teresa, voltaram a pedir a exoneração do secretário de transporte Julio Lopes.

Em 2008, a partir de uma representação da AMAST ao Ministério Público (que gerou uma ação civil pública), o Tribunal de Justiça condenou o Estado a reformar estações, substituir 4.600 m de fios de contato, recuperar 8Km de via, reformar 14 bondes e a oficina de bondes, substituir o gradil sobre os Arcos da Lapa, construir abrigos de bondes, implantar 6 seccionamentos na Rede Aérea, recuperar 60% dos trilhos e pavimentos – em mal estado de conservação – (não contemplados pelo “Projeto de Recuperação do Sistema de Bondes de Santa Teresa”) e ainda, a pagar multa de 50mil reais por dia, pelo descumprimento desta sentença.

A pesar de a lei ter efeito imediato, o estado recorreu. A decisão foi então analisada por três desembargadores que endossaram a sentença da primeira instância. Não satisfeito e ainda obrigado a cumprir a sentença o governo do estado recorreu ao Superior Tribunal de Justiça.

- Eles fazem isso, sucateiam o serviço público, para depois dizer que não funciona e privatizá-lo. O bonde é um símbolo cultural do bairro e deve servir a todos, não apenas aos turistas.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Eliomar: “É preciso punir responsáveis e revitalizar o sistema de bondes”

  1. Pingback: Eliomar Coelho: “É preciso punir responsáveis e revitalizar o sistema de bondes” « PSOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>