Rio - 6 de julho de 2011

Eliomar entra com recurso contra manobra que impediu CPI das Remoções

O vereador Eliomar Coelho entrou com recurso junto à mesa diretora da Câmara dos Vereadores contra a decisão do presidente da casa, Jorge Fellippe, que rejeitou o requerimento pedindo a instalação da CPI das Remoções depois que cinco vereadores retiraram suas assinaturas do documento. De acordo com o parlamentar, esta manobra fere o regimento interno da Casa que é claro ao afirmar que não se pode retirar a assinatura depois que o documento é entregue à mesa diretora. “Não existe esta prerrogativa. Isso é lamentável. Continuamos brigando para instalar a CPI”, afirma Eliomar. Pelas contas do mandato, cerca de 5 mil famílias já foram removidas no Rio de Janeiro. E boa parte dessas remoções foi feita de forma irregular. Esta denúncia gerou críticas de órgãos como ONU e Anistia Internacional.
Leia mais

O “Jogo” da Fifa
Eliomar Coelho
“Em recente entrevista, o engenheiro responsável pela reforma do Maracanã, Ícaro Moreno Jr., tenta justificar a reforma do estádio. Seus argumentos, porém, não convencem. Ele defende abertamente que é necessário “jogar o jogo da Fifa”. Pois é aí, justamente, que mora o perigo.”
Leia na íntegra o artigo publicado na revista “Caros Amigos”

Arraiá do PSOL/RJ esquenta a noite na Praça Mauro Duarte

Foi a maior festa o Arraiá do PSOL/RJ na Praça Mauro Duarte. Na foto, Eliomar puxa a quadrilha com o auxílio luxuoso de Chico Salles e seu grupo de forró. O registro está no site.

Contra o argumento do prefeito
A associação de Servidores do Instituto de Previdência do Município do Rio de Janeiro divulgará dossiê que será entregue ao vereador Eliomar Coelho – presidente da Frente em Defesa do Servidor e do Sistema Previdenciário na Câmara Rio. O documento desmonta a defesa ao projeto de lei nº 1005 encaminhado ao Legislativo. De acordo com a entidade, o objetivo da mensagem do Executivo é capitalizar o Funprevi. Mas, na prática, transfere patrimônio e receitas importantes do Previ-Rio para o Fundo de Previdência, o que pode inviabilizar a manutenção de programas como financiamento imobiliário, plano de saúde e outros benefícios previstos em lei. Em nota de esclarecimento, a ASPREV-RJ enumera as implicações do projeto..

Cultura e segurança nas favelas
Foi concorrido o segundo debate organizado pelo PSOL/RJ que reuniu os professores Ignácio Cano (Uerj) e Adriana Facina (UFF), o MC Leonardo e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ). O tema foi “Favela: cultura e segurança”. A conversa predominante foi sobre UPPs nas comunidades. No próximo dia 6 de agosto será a vez do deputado federal Chico Alencar (PSOL) participar da série de encontros do partido em local ainda a ser definido.

A encalacrada de Cabral
Léo Lince
“O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, bordejou a morte na tragédia de Trancoso. Vidas inocentes ceifadas, perda de amigos, o risco de estar ele próprio no helicóptero que caiu, são acontecimentos capazes de provocar abalo até no mais insensível dos mortais. Apesar de tantos abalos, a maior preocupação do governador, a julgar pelas providências tomadas após o fato lutuoso, foi com a própria sobrevivência política.”
Leia artigo na íntegra

Domingo é dia de cinema: Cortina de Fumaça
O filme “Cortina de Fumaça” é uma discussão aberta sobre drogas com depoimentos de médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis. Após a exibição, no Odeon, do filme de Rodrigo Mac Niven, dentro do projeto “Domingo é Dia de Cinema”, o músico Marcelo Yuka e o sociólogo Renato Cinco participam da discussão “Nem apologia, nem hipocrisia, um debate franco sobre o problema”. A sessão é 9h.

Sobre mulheres

O livro de crônicas e contos “Mulheres que correm com as baratas” marca a estreia de Maria Emília Algebaile como escritora. O foco das histórias é o cotidiano de mulheres nos tempos atuais. Será no dia 9 de agosto, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal.

Edu Lobo faz show com músicos demitidos da OSB
Em apoio aos músicos que foram arbitrariamente demitdos da OSB, o cantor e compositor Edu Lobo fará show hoje, às 21h, no Teatro Oi Casa Grande. Toda a renda do show será revertida para os músicos.
Leia a carta “Em defesa dos músicos da OSB” escrita por Eliomar Coelho.

Rio antigo
Você sabia que no lugar onde foi construído o Maracanã havia um hipódromo – o Derby Club? Veja foto da antiga pista para corridas de cavalo, erguida no final do século XIX e fotos do estádio Mário Filho em plena forma física, na década de 60.
Veja e comente