Notícias

Eliomar pede CPI das Remoções


Tanto a Anistia Internacional quanto a ONU já manifestaram desacordo em relação a maneira como vem sendo realizadas as remoções e reassentamentos forçados de moradores por conta de obras vinculadas à preparação da cidade para a Copa do Mundo e Olimpíadas. Para investigar esse processo, Eliomar Coelho deu entrada em requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal pedindo a instalação de CPI. O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito é investigar remoções de comunidades que estão no traçado dos corredores viários Transoeste e Transcarioca, em torno do Sambódromo, na região do Maracanã e na Zona Portuária, que passa por revitalização. Para ser aprovado, o requerimento precisa do apoio de 17 vereadores, num total de 51 parlamentares do Legislativo carioca.

Eliomar participou de uma reunião da Anistia Internacional com representantes destas comunidades. De acordo com o parlamentar, o secretário-geral da Anistia, Salil Shetty, ficou impressionado ao ouvir o relato das famílias. Shetty ponderou que as autoridades brasileiras precisam ter sensibilidade ao promover os reassentamentos por conta das obras para Copa e Olimpíadas. Segundo ele, não estão sendo respeitados os procedimentos legais na retirada das pessoas destas áreas. A ONU também já fez críticas à forma como a prefeitura vem realizando as remções.

O parlamentar do PSOL participou também de reunião na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de assegurar, aos moradores destas comunidades, os direitos básicos estabelecidos por lei. O mandato vem acompanhando, denunciando e atuando junto à estas populações removidas.

Esta entrada foi publicada em Matéria com Língua de Sinais, Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Eliomar pede CPI das Remoções

  1. Pingback: RJ: Eliomar Coelho pede CPI das Remoções « PSOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>