Rio - 29 de março de 2012

Eliomar quer impedir dupla função de motorista

O vereador Eliomar Coelho (PSOL) e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) entraram com uma representação junto ao Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho pedindo a instauração de inquérito civil para apurar a dupla função de motorista e cobrador nos micro-ônibus que circulam no Rio de Janeiro. A categoria denominada “motorista júnior” sofre acúmulo de funções. Ao condutor deve caber apenas a direção do veículo – uma atividade que exige máxima atenção. Esta distorção pode acarretar risco para o motorista, para os usuários e para a população em geral.

Marcelo Freixo faz a festa!

Anote na sua agenda: no próximo dia 12 de abril (quinta-feira) tem festa de aniversário do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL). Será na sede do Cordão da Bola Preta, de 19h30 até 1h do dia seguinte, com roda de samba, MC, funk, DJ e muito mais! A sede fica na Rua da Relação, n° 3, na Lapa. A entrada custa R$ 10,00. Estudante paga R$ 5,00. Não perca!

A ética do mercado
Na última semana, assistimos estarrecidos às denúncias feitas pelo Fantástico, da Rede Globo. Durante dois meses, o repórter Eduardo Faustini se passou por um gestor do hospital de Pediatria da UFRJ. O que vimos na reportagem foram cenas repugnantes: licitações com cartas marcadas, negociatas, desvio de dinheiro público, propina, truques para escapar da fiscalização.
Leia texto na íntegra

Diversidade e liberdade de expressão
Eliomar Coelho
É preocupante a aprovação, na Câmara Rio, em primeira discussão, de projeto de lei que veda a distribuição e divulgação de material didático com orientações sobre diversidade sexual nas escolas do município. O apelido preconceituoso de “kit gay” já mostra o quanto é importante a abordagem do tema como forma de combater a homofobia que resulta, por vezes, em violência e assassinato. E não há justificativa para violência em nome da opção sexual.
Leia texto na íntegra

Atenção para o Autismo e a Síndrome de Down
Projeto de lei do vereador Eliomar Coelho propõe a instituição da Semana de Conscientização sobre o Autismo e a Síndrome de Down entre 21 de março e 2 de abril. O objetivo é promover maior troca de informações e estimular a capacitação de profissionais de saúde e educação que possam avaliar adequadamente crianças portadoras destas doenças. Além de atividades organizadas pela Comissão de Direitos Humanos, a proposta assegura que a Câmara passará a ter sua fachada iluminada de azul na passagem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. No próximo domingo (02/04), para marcar a data, acontece o Light It Up Blue, quando monumentos em diferentes partes do mundo ganharão iluminação azulada: no Rio, o Cristo Redentor e a Ponte Estaiada, em São Paulo, o Viaduto do Chá, e em Nova York, o Empire State Building. Saiba mais

Enquete
Mau rendimento dos alunos…De quem é a culpa? Levantamento do Movimento Todos pela Educação, feito junto a professores da rede pública, atribui à falta de envolvimento dos pais, o mau desempenho das crianças. Mesmo resultado foi obtido em pesquisa feita pela secretaria municipal de Educação, há dois anos, quando foram ouvidos aproximadamente 10% da categoria. Na época, realizamos enquete no site a fim de levantar qual o maior problema da rede municipal. Baixos salários foi a opção que mais teve votos. Resgatamos a discussão. Vote na pesquisa.

Mário Lago: um homem do século XX
Fotos, documentos, áudios e vídeos compõem a mostra em homenagem ao centenário de Mário Lago – compositor, ator e escritor – que foi aberta, ao público, nesta terça-feira, no Arquivo Nacional. “Mário era um exemplo de coerência política. Ele nos deixa saudades e muitas lembranças por tudo o que fez de forma tão talentosa”, diz Eliomar, que aparece, ao lado do artista, em uma fotografia da exposição. O Buraco do Lume, no Centro, foi batizado de Praça Mário Lago por força da lei 4033 de 2005, de autoria de Eliomar.

Sábado de luta contra Porto Açu

Os pequenos agricultores do 5° Distrito de São João da Barra – impactados pelo projeto do Porto Açu – fazem assembléia, no próximo sábado, dia 1° de abril, às 14h, na sede da ASPRIM (Associação de Produtores Rurais e Imóveis do Município). Este mês, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj, presidida pelo deputado estadual Marcelo Freixo, fez uma visita às famílias atingidas pelas desapropriações realizadas pela CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Governo do Estado do Rio de Janeiro) e testemunhou uma ação de despejo em que casas e lavouras foram destruídas, a despeito de moradores possuírem ordem de emissão de posse dos terrenos. A Comissão denuncia que o Poder Público vem privilegiando interesses do empreendimento econômico em claro detrimento ao interesse da população local.

Caminhada para não esquecer
No próximo dia 31 de março completam sete anos da Chacina da Baixada quando 29 pessoas foram mortas e restou apenas um sobrevivente. Uma caminhada marcada para às 16h, de sábado, dia 1° de abril, percorrerá os locais onde as pessoas foram assassinadas. O ponto de encontro é na altura do número 15.380, na Via Dutra.

Rio antigo
O bondinho correndo nos trilhos como o carioca quer