Notícias

Em defesa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

Todo nosso apoio ao CNFCP! Chega de desmonte das nossas instituições culturais. O importante trabalho técnico de proteção, apoio e valorização das culturas populares desenvolvido pela CNFCP precisa continuar.
……………….

O CNFCP é a única instituição federal na área cultural que desenvolve e executa projetos e programas de apoio, promoção, divulgação e salvaguarda das culturas populares.

O CNFCP abarca o Museu de Folclore Edison Carneiro com 17 mil objetos de todas as regiões do país.

E é responsável pela Biblioteca Amadeu Amaral com 300 mil documentos bibliográficos, sonoros e visuais.

Realiza pesquisa, documentação e desenvolve projetos de apoio a grupos detentores de bens do patrimônio cultural imaterial, a artesãos e à sua produção, a exemplo da Sala do Artista Popular, com mais de 200 exposições realizadas.

Atende a amplo público e possui um ativo setor de difusão cultural.

Em mais de 60 anos de ativa existência, atualizando-se sempre. Em 2003 o Centro integrou-se ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), junto ao Departamento de Patrimônio Imaterial. Desde então, vem participando ativamente da implantação e do desenvolvimento das políticas públicas do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.

Tudo no CNFCP tem sido realizado de modo exemplar, sob a liderança da diretora e museóloga Cláudia Márcia Ferreira – admirada por sua dedicação, competência e capacidade de trabalho. A diretora foi exonerada em 1 de outubro de 2021 pelo atual diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan em ato injustificado.

Não há qualquer clareza ou informação com relação à nova orientação a ser dada ao Centro. Corre-se o grave risco de paralisação de inúmeros projetos em curso, comprometendo a continuidade de relevantes políticas públicas na área das culturas populares e do patrimônio imaterial.

Tememos mais um grave passo do desmonte em curso das instituições culturais.
Via @amigos.museudefolclore

Esta postagem está também no Facebook do Eliomar

Esta entrada foi publicada em Cultura, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>