Rio - 17 de junho de 2015

Empresários de transporte ganham mais uma

 

A Alerj perdeu uma grande oportunidade de dar uma resposta que corrigiria uma distorção inaceitável e beneficiaria milhões de pessoas que usam diariamente nossos transportes públicos. No Plenário desta terça-feira (16/06), por 37 votos contra 13, foi rejeitada a proposta da Bancada do PSOL que daria transparência aos repasses dos recursos públicos aos empresários de ônibus. Mas não vamos desistir! Vamos continuar a luta para abrir essa caixa-preta da Fetranspor! 

A emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016 (LDO) exigia que o governo publicasse o demonstrativo dos desembolsos à Empresa RioCard a cargo do Fundo Estadual de Transportes, discriminando os valores recebidos por concessionária e por tipo de despesa – tarifa social, subsídio ao Bilhete Único e outros tipos.  Leia Mais

 

Colapso do Planejamento

Eliomar Coelho

Calam-se todos perante a ocupação de áreas de proteção permanente no Joá, Alto da Boa Vista e outros bairros por nababescas e luxuosas construções. Obscuros acordos e malversações em contratos bilionários como os do Parque e do Campo de Golfe olímpicos, na Barra da Tijuca, ou o Porto Maravilha, no Centro, são simplesmente esquecidos (…) 

Os mais pobres já não cabem mais nem na favela. Seu destino é a rua, o crack ou novas fronteiras de favelização nas áreas dominadas por todo tipo de bandidagem nos confins de nossas periferias mais distantes e desassistidas. Criminalizá-los é o verdadeiro crime de lesa-humanidade. Leia o artigo na íntegra

 

Audiência Pública na Escola Martins Pena

Foto Andréa Cassa

Temos acompanhado de perto as questões da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena. Tendo participado de uma visita técnica e uma primeira audiência pública, promovida pela Comissão de Cultura da Alerj, propomos a instalação de um Grupo de Trabalho (GT), criado a partir de Resolução Conjunta entre as Secretarias de Cultura e de Ciência e Tecnologia (da qual a escola faz parte). O GT serviria para estudar os problemas da instituição, bem como apresentar propostas de recuperação física e reestruturação administrativa e pedagógica. Na proposta que apresentamos, é imperativa a participação da comunidade escolar no Grupo de Trabalho. 

Nessa segunda audiência pública, que aconteceu no Teatro da Escola, comprovaram-se as primeiras impressões: o total descaso do governo estadual com a falta de investimentos na instituição. 

Reforçamos a importância da criação do Grupo de Trabalho, com a participação do corpo docente e discente, visando à reestruturação da escola, é igualmente urgente. Leia Mais

 

Greve de profissionais de educação em SG

Foto Rafael Gonzaga

É gravíssima a situação em São Gonçalo, onde os profissionais de educação continuam em greve.

Na última semana, procuramos o Deputado Estadual Nivaldo Mulin, irmão do prefeito de São Gonçalo, para pedir sua intervenção e ajudar nas negociações com a prefeitura.

Nesta terça-feira (16/06), nos reunimos com um grupo de profissionais de educação de São Gonçalo, quando recebemos um Dossiê sobre as Condições das Escolas Municipais de São Gonçalo. Leia Mais

 

Visita de jovens estudantes

Recebemos a visita de alunos de Ensino Médio do CEI – Centro Educacional Espaço Integrado, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.

A visita à Alerj faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola, onde os alunos procuram, através de debates e visitações, entender como funciona o Poder Legislativo; qual o papel desempenhado pelo Deputado Estadual; como se processa a elaboração legislativa e as formulações de políticas públicas; e qual a relação do legislativo estadual com o Poder Executivo.

Eliomar recebeu os alunos na sala das Audiências Públicas para um debate e depois no gabinete, onde os jovens conheceram um pouco da rotina e do trabalho da assessoria.

Ao final da visita, Eliomar aproveitou para reforçar a importância da participação da juventude nos atuais debates que acontecem no Congresso, como a proposta de Redução da Maioridade Penal, e porque somos totalmente contra essa proposição: defendemos “Mais escolas e menos cadeias”.

 

RIO ANTIGO

Uns afirmam que são 365 degraus, outros cravam 382. Isso parece não fazer a menor diferença para os fiéis que pagam promessas subindo a pé ou de joelhos a escadaria da Igreja da Penha, na Zona Norte do Rio. Construída em 1728, a igreja recebe milhares de fiéis de todo o país durante as comemorações da padroeira, que ocorrem no mês de outubro. Viaje no tempo