Notícias

9.º Encontro Regional da Cultura foi no Centro-Sul Fluminense

A programação de encontros regionais da Comissão de Cultura da Alerj, presidida por Eliomar, encerrou essa fase na Região Centro-Sul Fluminense, onde, em Três Rios (20), se reuniu com trabalhadores e gestores da cultura da região. Com representantes dos municípios de Areal, Miguel Pereira, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Paraíba do Sul e Mendes, a reunião teve uma ênfase que diz muito da mensagem que precisa ser compreendida por toda a sociedade: cultura é trabalho!

— Desde maio, percorremos o nosso Estado, de Angra dos Reis à Miracema. Estamos finalizando com chave de ouro o ciclo de escutas, indo a todas as regiões do estado. Saio muito satisfeito, com a certeza de ter muito material para trabalhar, com desafios que têm que ser enfrentados de forma coletiva. São fundamentais para a revitalização socioeconômico do Estado a valorização dos artistas e da Cultura, inclusive como resgate de identidade”, disse Eliomar.

Dentre as exposições feitas, uma chamou a atenção. Participantes do encontro denunciaram que prefeituras, quando convidam artistas locais para apresentações, recusam-se a pagar. Como desculpa, alegam que a visibilidade é o pagamento. Por outro lado, para artistas de fora tem orçamento. Ou seja, mais uma vez, nos foi apresentada a questão da desvalorização da cultura local em detrimento de artistas famosos. Um absurdo!

Em breve, o relatório da reunião estará disponível aqui no site. Com a finalização do processo de encontros regionais, produziremos um material consolidando tudo o que foi coletado para ser distribuído a cada prefeitura, secretarias, casas legislativas e para a sociedade civil ter como instrumento de luta pelas políticas culturais.

Contando a Capital, foi o décimo encontro regional que a Comissão de Cultura realizou em 2019. Foram realizados encontros na Baixada Fluminense, Região Serrana, Médio Paraíba, Leste Fluminense, Costa Verde, Norte, Noroeste, Baixada Litorânea e Centro-Sul Fluminense. O objetivo é debater o tema e ouvir demandas dos fazedores de cultura que poderão ser incorporadas no trabalho da comissão.

Esta notícia também está no Facebook do Eliomar

#ComissãoDeCulturaAlerj

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Cultura, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>