Blog

Enquete

Amanhã, publicarei o último post sobre transportes focalizando o Metrô Rio.

Esta entrada foi publicada em Blog, Enquete e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Enquete

  1. gilda augusta disse:

    Caro Sr. Eliomar,

    Que existam os ônibus/metros/barcas, mas sou a favor literalmente da reativação da malha ferroviária, tanto urbana como jah existe e poderia ser ampliada, como intermunicipal que tive experiência com o macaquinho nos levando até Mangaratiba, como a litorina que fazia o mesmo percurso_nas décadas de 50/60- (onde estão essas composições: no ferro velho….). ?? Havia também o trem de primeira classe que fazia Rio-SP e BH. Andamos para tras, como caranguejos.

    Desativaram as estações ferroviárias. Na Europa, como é sabido e tem-se experiência disso, se atravessa praticamente toda a Europa em trens de primeirissima classe. Hah interesse político para se reativar a malha ferroviária?

    Se a Rede Ferroviária Federal deu prejuízo em outras épocas, pode-se saber o verdadeiro motivo? Simplesmente tiraram um transporte rápido, limpo, bucólico, do alcance da população especificamente carioca.

    Gostaria aqui de lançar uma manifestação popular no sentido de termos de volta os nossos trens, ao invés de se criarem mais e mais empresas de ônibus(monopólio), tanto urbanos, como intermunicipais e interestatuais, que soh atravancam as ruas e avenidas e rodovias. Que hajam, mas que não sejam os únicos. Garanto que acabariam com os congestionamentos quilométricos!!!!

    Hoje a malha ferroviária até Mangaratiba p.e., somente eh usada para carregamento de minério. Os Distritos que a Empresa de minério atravessa, pelo que se saiba não recebem nenhum royalties. São trens com mais de 120 vagões, fazendo com que os moradores dos Municipios de Itaguai, Mangaratiba fiquem no aguardo dessas 120 passarem, para atravessarem as passagens de nível (em média 15/20minutos).

    Abraços

    Gilda Augusta

    • eliomar coelho disse:

      Cara Augusta,

      Concordo que andamos para trás. E mesmo o Metrô vem demonstrando queda na qualidade de serviço. Priorizar veículos motores faz parte de uma política nacional. Mas se, assim como na Europa, os usuários tiveram uma oferta de transporte ferroviário eficiente, este, paulatinamente, poderá tornar-se uma real opção de meio de locomoção dentro e fora da cidade.

      Obrigado pela participação.

      Abs,
      Eliomar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>