Rio - 11 de maio de 2011

Ética na política

Depois de recusar o reajuste salarial concedido aos parlamentares, Eliomar Coelho não aceitou receber carro oficial. O parlamentar ressalta que a volta da regalia – extinta há 20 anos – só depõe contra o Legislativo. “Por que isso agora? Todos os vereadores têm condições de adquirir seus próprios veículos” -, conclui Eliomar. O direito à mordomia está sendo duramente criticado pela população.

Sábado tem festa
Os 70 anos bem vividos de Eliomar serão comemorados no próximo sábado, dia 14 de maio, na sede do Bola Preta. O grupo Forró Descalço abre a festa. Depois, quem segue animando a pista é a cantora Elisa Addor e a Orquestra Revelia. Esperamos por você!

Regime previdenciário em debate
É amanhã, quinta-feira, às 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o primeiro debate da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Municipais, criada por Eliomar Coelho. Em pauta, as mudanças no regime previdenciário inseridas na proposta do Executivo enviada ao Legislativo. Entre outras alterações, o projeto de lei complementar incorre na perda da paridade e integralidade de reajuste salarial para aposentados e pensionistas.

A Defensoria é do povo
Alvo de uma mudança em sua orientação política, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro está fragilizada em seu papel de apoio aos movimentos sociais e defesa dos desassistidos, especialmente das populações que vem sofrendo remoções arbitrárias. Parte da equipe foi afastada e todos os estagiários foram sumariamente demitidos. Em ato público, marcado para amanhã, dia 12/05, às 10h, em frente a sede do órgão, manifestantes vão reclamar e exigir que o Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria resgate o direito de trabalhar em prol população.

Fórum para discutir a inclusão
Ao participar de audiência pública na Câmara Municipal sobre Educação Especial, Eliomar Coelho defendeu a aprovação do projeto de lei nº 912/2011, de autoria do mandato, que visa estabelecer inclusão segura . O parlamentar propôs a criação de um fórum permanente de debates e estudos sobre a Educação Especial na perspectiva da inclusão , através da Comissão de Direitos Humanos – da qual é membro. A ideia é escutar especialistas, professores e pais de crianças portadoras de deficiência.
Saiba mais

Código Florestal: pressa é inimiga do futuro
Ivan Valente
“O projeto do novo Código Florestal, se aprovado, significará um brutal retrocesso na proteção do meio ambiente e da biodiversidade. Basta olhar para o resultado da ocupação irregular das áreas de preservação permanente (APPs) nas tragédias no Rio de Janeiro para ter a dimensão da irresponsabilidade de reduzir tais áreas, como defende o relatório de Aldo Rebelo.”
Leia na íntegra o artigo na página da Fundação Lauro Campos

Santa Teresa vai respirar literatura
A terceira edição da Flist (Festa Literária de Santa Teresa) promete agitar o bairro dos bondinhos no próximo fim de semana. O homenageado é o mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, autor de prosas, poesias e ensaios. Quem fecha o evento é a Orquestra Voadora com show no Parque das Ruínas.
Veja a programação

Cinema engajado
Estreia, nesta sexta-feira, nos cinemas, o filme “Este homem vai morrer”, de Emílio Gallo. O documentário conta a história de 14 pessoas ameaçadas de morte no Pará. O protagonista é o padre e militante Ricardo Resende, que vive “exilado” no Rio.

E no site:

Opine
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) autorizou projeto de Eike Batista que modifica a Marina da Glória, no Parque do Flamengo. Toda esta área foi tombada e declarada non aedificandi em 1968. Com a autorização do Iphan, o grupo EBX – que assumiu a concessão da Marina Glória – pretende levantar um prédio com cobertura de grama onde funcionarão lojas e restaurantes. Terá 15 metros em seu ponto mais alto – o correspondente a cinco andares. Você concorda com a reforma da Marina da Glória, no Parque do Flamengo?
Opine

Rio Antigo
O Edifício Central completa, este mês, 50 anos de existência. Veja fotos da construção e do Hotel Avenida, demolido para dar lugar ao primeiro espigão da Avenida Rio Branco.
Veja e comente