Blog

Exposição de fotos faz registro da Zona Portuária que passa por revitalização

Foto de Diego de Deus

Resultado de uma oficina que capacitou 18 jovens de comunidades do Centro do Rio, a exposição “Um Porto de Cidadania – A fotografia como testemunha de transformação” fica em cartaz no Centro de Cultura e Cidadania, na Zona Portuária, até o dia 30 de abril. Na mostra, que reúne 50 imagens em grandes dimensões, alguns trabalhos foram afixados na fachada do prédio. Gerar uma memória da região – que está sendo revitalizada – foi o objetivo do projeto coordenado pelo fotógrafo Maurício Hora.

O curso de fotografia que rendeu material para a exposição foi realizado ao longo de 2011 no armazém que abriga o Centro de Cidadania. Responsável pela oficina, Maurício Hora atuou também como curador selecionando os trabalhos que estão na mostra. Reproduzidas em formato 1,95m por 2,85m ou 15m x 6,80, as fotos gigantescas provocam impacto visual.

- O resultado ultrapassou a ideia inicial, as imagens captadas pelas lentes dos jovens alunos registraram mais do que o cotidiano dos trabalhadores e suas máquinas. A experiência possibilitou que esses jovens se apropriassem da história do lugar onde vivem, criando uma memória interna importante e formadora de cidadania – afirma Maurício Hora.

Foto de Alexandra Barbosa

O trabalho de Diego de Deus, que mora no Morro da Providência foi incluído no livro My Photographic Rio de Janeiro e na mostra organizada na ocasião do lançamento da publicação, em Nova York, nos Estados Unidos. A exposição foi organizada pelo Fundo Carioca da Brazil Foundation. Outros alunos da oficina receberam menção honrosa pelas imagens produzidas durante a oficina, como Alexandra Barbosa, moradora da Gamboa. O registro feito por Alexandra também foi incluído no livro americano.

O Centro de Cultura e Cidadania fica na Avenida Barão de Tefé, 75 – Saúde. A mostra tem entrada franca.

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>