Blog

Faltam recursos…

Não há verba disponível. Faltam recursos. Esta é a desculpa clássica das autoridades para justificar as escassas ações sociais em setores prioritários. Em artigo publicado hoje, no jornal “O Globo”, a superintendente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), Teresa Costa D’Amaral, faz coro e questiona este eterno discurso da falta de dinheiro público. Destaquei alguns trechos abaixo.

“(…) Em momento de crise mundial e de necessidade de racionalização dos gastos públicos, os esforços deveriam ser focados em executar orçamentos que visassem pelo menos a desenvolver ações básicas de saúde e educação. (…) Por que os Jogos de 2016 merecem esse enorme investimento governamental?”.

“O IBDD, organização não governamental que dirijo, entrou em 2007 com ação pública para que município e estado do Rio e União fossem obrigados a cumprir a lei e tornassem acessíveis às pessoas com deficiência seus prédios públicos. Ganhamos agora a sentença definitiva. Nos quase dois anos de negociação, antes da sentença, nenhum desses três níveis de governo mostrou a menor vontade de cumprir a lei. A desculpa de falta de recursos esteve sempre presente. Nenhum deles teve a coragem de dizer em juízo que não tínhamos o direito. Mas nem uma palha foi por eles movida com a intenção de construir uma política pública de acessibilidade. Me parecem que recursos não faltam para a Rio 2016.”

E você? O que acha? Os investimentos previstos para a cidade devem ser mantidos mesmo que o Rio não seja a sede das Olimpíadas 2016? Responda a enquete…

Esta entrada foi publicada em Blog, Cidade, Orçamento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>