Rio - 24 de outubro de 2012

Flagrantes da Transolímpica

Na última segunda-feira, 22/10, Eliomar e equipe acompanharam audiência pública organizada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), no âmbito do licenciamento ambiental do corredor viário Transolímpica. O projeto de quase R$ 1,5 bilhão, que já foi concedido para um consórcio privado, e terá praça de pedágio igual à da Linha Amarela, é permeado de irregularidades e flagrantes crimes ambientais. Saiba Mais

Primavera carioca

Vamos todos à plenária dos comitês da campanha Marcelo Freixo, na ACM, dia 29/10, às 18h30. Vamos construir a resistência. Leia artigo de Freixo.

Donos do Brasil
Quer saber quem está por trás do capital brasileiro? Na próxima quinta-feira, dia 25/10, o Instituto Mais Democracia faz show no Circo Voador para lançar a campanha “Quem são os proprietários do Brasil?”. O IMD revelará o resultado de pesquisa feita a partir do cruzamento de dados sobre as participações acionárias dos maiores conglomerados do país. O movimento busca ampliar a democracia sobre a economia, com participação e vigilância pública sobre os governos e empresas. As bandas Mundo Livre S/A e El Efecto se apresentam a partir das 20h. Leia artigo “Quem são os proprietários do Brasil” do jornalista Carlos Tautz, coordenador do IMB.

O destino do Museu e do Maracanã
Até a FIFA nega que pediu a demolição da antiga sede do Museu do Índio, na Avenida Marechal Rondon. Mas o governo anunciou a derrubada do prédio histórico com o argumento de que a área será usada para escoar rapidamente o público do Maracanã na Copa do Mundo, uma das exigências da federação internacional. No próximo dia 08/11, às 18h, acontece audiência pública para discutir o edital de concessão do Maracanã, no Galpão da Cidadania, na Saúde. O movimento “O Maraca é Nosso” pretende fazer barulho.

Resposta do eleitor
“(…) Um homem tem crédito por aquilo que é e faz e por isso nem precisaria agradecer por votarmos nele. Votamos simplesmente porque confiamos na sua pessoa e no seu trabalho (…)”. Trecho do depoimento da diretora da Associação de Moradores e Amigos de São Cristóvão, Maria Alice Gomes, em resposta ao agradecimento do mandato pela reeleição.

Um começo
Chico Alencar
“Só por razões e emoções nutridas pelo ódio politico alguém se rejubila pela condenação dos réus do mensalão. Isso não é motivo de alegria, até porque o marco histórico contra a impunidade dos poderosos para ser inscrito na vida jurídica e política do país ainda precisa superar outras etapas. Alguns dos condenados do momento, é verdade, têm história admirável, na resistência à ditadura e na construção democrática. Estão sofrendo sanções justamente por praticarem, no poder, o que sempre criticaram na oposição.” Leia artigo na íntegra

Vida longa às rádios MEC e Nacional
Obras no edifício A Noite, que abriga as rádios MEC – trincheira da boa música clássica – e Nacional, ameaçam o futuro das duas instituições que seriam fundidas e transferidas para outro local. Um abaixo assinado na Internet pede que as emissoras – um patrimônio cultural da cidade – permaneçam funcionando em seu lugar de origem, no prédio da Praça Mauá.

Soltando a voz

Cavaquinista tarimbado e presença constante nas rodas de samba e shows nas principais casas com noites dedicadas ao gênero, Tomaz Miranda soltará a voz, no palco, pela primeira vez. Diretor e cantor do bloco Simpatia é Quase Amor, o músico de 25 anos, que tem bacharelado em Música Popular Brasileira e 11 anos de estrada, faz espetáculo no Centro Cultural Carioca. Será no 02/11, sexta-feira, às 21h.

Rio antigo
Uma visão inusitada do Buraco do Lume, onde os parlamentares do PSOL/RJ se reúnem semanalmente, às sextas-feiras, 12h30. E vale a pena ver de novo a imagem do antigo bondinho do Pão de Açucar no post publicado em junho de 2011. O teleférico completa 100 anos no próximo sábado (27/10), na condição de ícone da cidade.