Rio - 21 de agosto de 2013

Golpe contra CPI legítima

Desde a quinta-feira passada (15/08), o bloco da oposição na Câmara Rio, do qual Eliomar Coelho faz parte, tenta apresentar recurso a fim de mudar a composição da CPI dos Ônibus mas as sessões vêm sendo sistematicamente obstruídas. Os vereadores que se uniram por uma CPI legítima tentam apresentar questão de ordem a respeito do critério de proporcionalidade que não foi assegurado na escolha dos membros da comissão. A Comissão Parlamentar de Inquérito é um instrumento da minoria. Por isso, seu requerimento exige 17 assinaturas – minoria da Câmara. Como proponente da CPI, Eliomar Coelho é membro nato. A escolha dos outros quatro membros deve observar a participação da minoria, conforme determina a Constituição Federal. E todos os membros indicados (incluindo presidente e relator) são do bloco “Por um Rio Melhor” – bancada governista. Mesmo com esse impasse, foi marcada reunião da CPI para amanhã (22/08), às 10h, no plenário da Casa.

Convênio sob investigação
Com as peças de informação encaminhadas pela bancada do PSOL no Legislativo, o MPF instaurou investigação criminal na qual averiguará todas as questões inerentes às verbas dos convênios de ônibus no município. Processo semelhante também corre na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital, desde agosto de 2011, quando Eliomar Coelho apresentou representação ao MP-RJ e ao TCM. A bancada também solicitou ao TCU que verifique a regularidade dos convênios firmados. Leia mais

O bicho pegou na Câmara
Edgard Catoira
“Ativistas convocam o povo carioca a comparecer à sessão da CPI dos ônibus e pressionar para que o vereador Eliomar Coelho seja presidente da comissão que ele propôs.” Leia mais. Veja outras notícias da CPI.

Diferença gritante
“Em minhas constantes viagens pelo Rio e arredores pude observar que há uma diferença gritante entre a regularidade de horários e número de ônibus circulando nas diversas áreas da cidade. Ônibus lotado “tipo lata de sardinha” não são constantes na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mas basta escolher uma linha que sirva à baixada fluminense ou que ligue a Zona Sul à Zona Norte e Oeste da cidade, que será possível observar absurdos inimagináveis em relação ao número de passageiros transportados e condições de manutenção dos ônibus.” Depoimento de Juliana Corrêa, usuária de várias linhas ao site CPI dos Ônibus.

Por melhores salários
A mobilização dos professores em greve segue forte. Cerca de 80% da categoria aderiu ao movimento que pede aumento de 19% e Plano de Cargos e Salários. A proposta do prefeito é de 7,35%. Na próxima sexta-feira, dia 23/08, haverá mais uma assembleia, às 10h, para definir se os profissionais mantém a greve. Leia o artigo “Professor em greve por aumento real e Plano de Carreira”.

Dois anos sem bonde!

Dois anos do acidente com o bonde 10 de Santa Teresa, quando seis pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. Por isso, a AMAST (Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa) já programou uma agenda de protestos, de luto e de luta. Dias de homenagem à memória do motorneiro Nelson Corrêa da Silva e de Alcides Abreu Gonçalves, Claudia Lilian Almeida Fernandes, Ivone da Silva, João Batista Soares e Maria Eduarda Neves. Ato politico no dia 24/08, às 15h, no Largo dos Guimarães, missa na Igreja Anglicana, no domingo (25/08). E no dia 27/08 haverá um protesto contra Cabral, às 16h, no Ocupa Cabral.

Vila Autódromo fica!
Sergio Cabral volta atrás. Eduardo Paes volta atrás. Não fosse a pressão da população, o desfecho seria outro: o prefeito promete que não removerá mais os moradores de Vila Autódromo. A esperança é que Eduardo Paes, de fato, honre com sua palavra. Veja a nota pública da comunidade.

RIO ANTIGO
O registro é da década de 30 e mostra o contraste entre o serviço da época e o atual. Enquanto vemos, hoje, diversas linhas operando como motoristas-trocadores, a empresa Independência contava com trocadores devidamente uniformizados. A foto mostra um carro especial usado para levar passageiros para festividades realizadas no antigo zoológico de Vila Isabel. Viaje no tempo