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Greve no Colégio Pedro II: e o governo se importa?

Já dura um mês a greve dos professores e funcionários do Colégio Pedro II. A greve dos profissionais de ensino da rede estadual superou esta marca. Professores cruzam os braços por melhores salários e condições de trabalho e a impressão é que os governos não se importam.

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por mais que se conteste sua real capacidade de avaliar as escolas brasileiras, revelou que oito em cada dez instituições públicas ficaram abaixo da média do exame de 2010. O ranking das piores escolas lista 20 públicas. Entre as escolas com a piores médias, 995 são públicas e cinco privadas.

Embora, mais uma vez, o desempenho das escolas públicas exponha o descaso das autoridades frente ao enorme contingente de alunos da educação pública, o colégio Pedro II/Unidade São Cristóvão e o CAP/UFRJ – instituições federais que ficam no Rio – subiram no ranking do Enem.

O Colégio de Aplicação da UFRJ – que também enfrentou greves este ano – e o Colégio Pedro II são considerados oásis dentro do sistema público educacional. O CAP/Uerj também se destaca e ficou entre as 15 melhores escolas da cidade no ranking do Enem – na frente de dezenas de colégios particulares.

Mas deve-se registrar que, mesmo nesta ilha de excelência, a falta de investimento se faz sentir. O CAP/Uerj continua entre os líderes mas baixou do 4º lugar para 11º este ano. O sucateamento, que é regra nas demais escolas da rede do estado e munícipio, também atinge as unidades federais. Faltam professores, faltam inspetores, faltam recursos, falta material e falta até motivação.

Por mais que haja boa formação e seriedade entre os profissionais de ensino (muitos possuem mestrado e doutorado), é necessária a contrapartida do governo garantindo salários compatíveis, investimento, atenção real e boa infraestrutura.

O mesmo vale para qualquer escola da rede pública, mesmo as que estão muito distantes da realidade do Pedro II e dos CAPs.

Mas se governos federais, estaduais e municipais não prezam a busca da melhoria do ensino, não aplicam o suficiente e não trabalham, de fato, para elevar e manter um nível digno de educação, entre mortos e feridos, já estão perdendo todos.

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