Notícias

Homenagem a Galeano atrai centenas e mostra força do autor

“Recomenda-se Eduardo Galeano para caminhar 10 passos em direção à utopia.” A “receita” de Chico Alencar foi transmitida ao escritor durante a homenagem prestada por Eliomar Coelho e Marcelo Freixo – parlamentares do PSOL/RJ – em cerimônia no dia 16/04 que atraiu centenas a Emerj (Escola de Magistratura do Rio de Janeiro). Galeano recebeu Título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro (e brincou com o canudo do diploma) e a Medalha Tiradentes.
“Eduardo Galeano é um autor que teve a felicidade de nos apresentar uma racionalidade instrumental indutora de tomada de consciência para toda uma geração. Aquela leitura carregada de muita humanidade fez as nossas cabeças”, disse Eliomar.

Ao comentar a literatura de Galeano, Eliomar destacou as histórias em textos curtos “pequenos e de uma grandeza enorme”.

“São uma forma correta e digna de ver, compreender e transmitir afeto ressaltado, amor que transborda, pureza e sensibilidade que sempre permeiam as relações de vida”, concluiu.

Sucinto, Galeano fez referências ao século XVIII para lembrar a luta de Tiradentes no movimento conhecido como Inconfidência Mineira. Ele dedicou a Medalha Tiradentes à memória do arquiteto Oscar Niemeyer, “o mais entusiasta protagonista desta louca aventura chamada Brasil”.

“A liberdade inspirou Tiradentes e tantos outros”, destacou Galeano.

“Galeano tem a capacidade de mexer com o que há de mais sublime: nossos sonhos”, rebateu Marcelo Freixo.
A cantora Isadora Medella, do grupo Las Chicas, emocionou a plateia ao cantar “Los Hermanos”, de Atahualpa Yupanqui, em uma interpretação vigorosa que encerrou o concorrido tributo. Na foto acima, Helena Villagra – mulher de Galeano – atenta às palavras do escritor. Fotos de Cícero Rodrigues.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Homenagem a Galeano atrai centenas e mostra força do autor

  1. Pingback: “Era só mais um Silva…” | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>