Rio - 21 de setembro de 2011

Homenagem ao jornalista João Máximo

Tributo a João Máximo
Jornalista veterano, com vasta experiência e muita história para contar, João Máximo será homenageado pelo mandato na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, às 18h30, no plenário. Autor, junto com Marcos de Castro, de “Gigantes do Futebol Brasileiro” – que se transformou em livro-mito-, Máximo receberá o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto – maior comenda do município – do vereador Eliomar Coelho. A biografia sobre Noel Rosa foi outro gol de placa do jornalista tricolor que trabalhou como editor em vários veículos de comunicação. Fernando Calazans, Jânio de Freitas, Leonel Kaz, Roberto Porto, Cláudio Botelho e Milton Temer, entre outros amigos, estarão presentes na homenagem ao escritor.

Redução de matrículas aponta queda no nível de ensino
Eliomar Coelho
No último dia 13 de setembro, a Câmara do Rio aprovou o projeto de lei 1005. É preciso afirmar que o dinheiro que a prefeitura alega que repassará ao Funprevi durante os próximos 35 anos – cerca de R$ 900 milhões anuais – em tese, já é utilizado hoje para cobrir o “rombo” do fundo e está sendo retirado do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Não haverá aporte de recursos novos. O PL 1005 ainda prevê que, caso a prefeitura julgue necessário, poderá utilizar verbas das áreas de educação e saúde para pagar aposentadorias desses setores. Analisando o relatório do Tribunal de Contas do Município de 2010, relativo ao exercício de 2009, constata-se que entre os anos de 2005 e 2011 houve um decréscimo de 83.126 matrículas na rede municipal de ensino.
Leia na íntegra o artigo

Ato contra a corrupção

Mais de 3 mil pessoas lotaram a Cinelândia, ontem, no protesto contra a corrupção. O PSOL/RJ estava lá. Participaram o vereador Eliomar Coelho e os deputados estaduais Marcelo Freixo e Janira Rocha. Uma das palavras de ordem mais evidentes foi o “Fora Cabral”. Também levaram o fora Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Com ironia crítica, a manifestação mostrou a crescente mobilização da sociedade civil. Na foto, Eliomar e Freixo no ato público.

10% para a Educação pública, já!
Na próxima sexta-feira, dia 23 de setembro, um debate no auditório da Escola de Serviço Social da UFRJ servirá de estopim para a campanha “10% do PIB para a Educação Pública, já” no Rio. O debate, marcado para 17h30, é sobre “Financiamento da Educação no Brasil” e terá a participação de Raimundo Luiz Araújo, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Tarcísio Motta de Carvalho, do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública – Sepe/RJ – e Valério Arcary, historiador do Instituto Federal de São Paulo. O movimento nacional já lançou blog e abaixo-assinado online para engajar a sociedade civil nesta luta. E lembra que a educação é um direito de todos e dever do estado.

Liberdade e democracia
Eliomar Coelho participa, nesta sexta-feira (23/09) do Seminário Carioca pela Democratização da Comunicação e da Cultura organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Comunicação e da Cultura da Câmara Rio. Foram convidados o secretário chefe do gabinete do prefeito, Luiz Guaraná, e o secretário municipal de Cultura, Emílio Kalil. Eliomar aproveitará a presença de kalil para cobrar a instalação do Conselho Municipal de Cultura – proposta do mandato aprovada em 2007. O seminário acontece no Palácio Gustavo Capanema, que fica na Rua da Imprensa, n° 16, 2° andar, no Castelo.

Tortura nunca mais
Focalizar o panorama internacional de prevenção e combate à tortura é o objetivo do seminário que aborda este tema e será realizado na próxima segunda-feira (26/09), às 15h30, na Assembléia Legislativa. Presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Tortura no Rio de Janeiro, o deputado Marcelo Freixo (PSOL/RJ) participa da discussão, no auditório Nelson Carneiro.

Chico Alencar, outra vez!
Já votou no Prêmio Congresso em Foco 2010? Chico Alencar foi eleito o melhor parlamentar do Congresso Nacional pelos jornalistas que fazem a cobertura do Congresso. A exemplo de Chico, os parlamentares Jean Wyllys e Ivan Valente, na Câmara, e o parlamentar Randolfe Rodrigues, no Senado, estão entre os finalistas do prêmio na eleição pela Internet. É hora de votar em Chico. É hora de votar nos deputados do PSOL.

Agenda nacional
Acompanhe notícias sobre as plenárias municipais e intermunicipais no site do 3° Congresso Nacional do PSOL. As teses e contribuições já estão disponíveis na página do Congresso. O encontro será em São Paulo, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.

Rio antigo
Alma de Santa Teresa, o bonde cruza o bairro em 1906.