Notícias

Medalha celebra representação política de Jean Wyllys

Foi comovente a entrega da Medalha Pedro Ernesto ao deputado federal Jean Wylllys (PSOL/RJ). A homenagem do vereador Eliomar Coelho lotou o plenário de amigos e admiradores. “Esta medalha é uma resposta à difamação e estigmatização da comunidade LBTG, da população negra das periferias da cidade e do povo de santo”, afirmou o parlamentar.

“Travei uma batalha para passar da vergonha para o orgulho. E esta batalha se desdobra na minha vida parlamentar”, disse Jean, primeiro homossexual assumido a obter uma cadeira no Congresso Nacional onde combate a homofobia, o preconceito contra o negro e a mulher e o fundamentalismo religioso.

A mesa da solenidade foi uma mostra da representatividade de Jean: reuniu Mãe Beata de Iemanjá, mãe-de-santo e Iyalorixá do candomblé, a ex-prostituta Gabriela Silva Leite, da ONG Davida, José Junior, coordenador da ONG AfroReggae, a cantora Sandra de Sá e Margarida Pressburger, representante do Brasil no Subcomitê de Prevenção à Tortura na ONU.

Eliomar Coelho ressaltou a trajetória de conquistas de Jean lembrando as adversidades que o baiano de Alagoinhas – jornalista e mestre em Letras e Linguística – enfrentou.

“Jean veio de família muito pobre. Vivia naquele lugar que os economistas chamam de “abaixo da linha de pobreza”, Não foram poucas vezes em que ele e os irmãos foram com fome para a escola porque não havia absolutamente nada para comer em casa. A mãe trabalhava como lavadeira e o pai vivia desempregado e fazia biscates como mecânico. Ambos eram analfabetos. Para ajudar em casa, aos dez anos, foi vender algodão doce na praça principal de Alagoinhas”, contou Eliomar.

Companheiro de bancada no Congresso, o deputado federal Chico Alencar destacou que a pauta da esquerda se enriquece com os aportes que Jean traz e caracterizou a solenidade como “uma celebração de gratidão e defesa”.

“A esquerda às vezes é muito careta, ortodoxa. Jean incomoda, desconcerta. Tem gente que quer destruí-lo, quer tirá-lo do caminho. Os mais homofóbicos tamborilam os dedos e balançam as pernas (no Congresso). Jean precisa do nosso escudo solidário”, disse Chico.

Jean Wyllys recebeu o conjunto de medalhas Pedro Ernesto e o diploma das mãos de Chico Alencar e Renato Cinco. A homenagem de Eliomar foi em nome dos parlamentares do PSOL/RJ. Estavam lá, também, o deputado estadual Marcelo Freixo e os vereadores Paulo Pinheiro e Jefferson Moura.

Leia o discurso de Eliomar Coelho na íntegra

Leia o discurso de Jean Wyllys na íntegra

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Medalha celebra representação política de Jean Wyllys

  1. Pingback: Vistoria no Engenhão | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>