Blog

Hora de pensar em soluções urbanas…

De hoje até o dia 26, vamos nos debruçar sobre a questão urbana. Já começaram os trabalhos do Fórum Urbano Mundial, na Zona Portuária, e do Fórum Social Urbano, no Centro de Ação e Cidadania, na Saúde. Participo, amanhã, de 13h30 às 16h, da mesa redonda de Parlamentares em nível Global que discutirá mudança climática e assentamentos humanos. A proposta é analisar legislações, políticas e leis aprovadas ou que ainda estão em tramitação nos diferentes parlamentos. O intuito é elaborar a Agenda Habitat e trabalhar por metas de desenvolvimento para o milênio. Este encontro, que começou na semana passada com a realização do 6° Fórum Global de Parlamentares para o Habitat na Câmara Municipal, permitirá firmar parceria e construir redes para divulgação das melhores práticas para a urbanização sustentável.

E, daqui a pouco, às 16h30, começa a mesa de abertura do Fórum Social Urbano, que traz David Harvey da City University of New York, Ermínia Maricato e Raquel Rolnik , da Universidade de São Paulo (USP) e Peter Marcuse, da Columbia University. As oficinas e atividades paralelas do FSU abordarão quatro temas: criminalização da pobreza e violências urbanas, megaeventos e globalização das cidades, justiça ambiental nas cidades, e grandes projetos urbanos e lutas em áreas centrais e portuárias.

Mais de 27 mil pessoas estão inscritas para participar do Fórum Urbano Mundial. É uma boa oportunidade para se discutir e encontrar saídas. A efetiva participação da sociedade civil é mister para que o encontro seja realmente produtivo.

Esta entrada foi publicada em Blog, Reflexões Urbanas, Urbanismo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>