Rio - 6 de setembro de 2011

Inclusão: parte do conteúdo do site traduzido em Libras

A partir de agora, parte do conteúdo do site do vereador Eliomar Coelho (PSOL/RJ) será traduzido em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Em concordância com a lei 5626/2005, o parlamentar pretende, desta forma, ampliar o acesso à informação para uma parcela significativa da população. No Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas tem deficiência auditiva. A língua portuguesa é adquirida naturalmente por via auditiva – capacidade que os surdos não têm. Para quem não escuta, a aquisição é viso-motora. Por isso, a Libras é a primeira língua para este contingente. Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, acontece o X Seminário Internacional do INES (Instituto Nacional de Educação dos Surdos). Em discussão, “A educação de surdos: a conquista de novos territórios”.

“Capitalização” do Funprevi adiada mais uma vez

Em manifestação realizada ontem, o vereador Eliomar Coelho e o deputado estadual Marcelo Freixo – (PSOL/RJ) – e Jefferson Moura, presidente do PSOL/RJ, ratificaram o apoio ao movimento dos servidores municipais contra o projeto de lei 1005 que propõe a “capitalização” do Funprevi. Mais de mil pessoas se aglomeraram nas escadarias da Câmara Municipal. A votação da mensagem do prefeito foi adiada mais uma vez. O parecer pela constitucionalidade ao projeto, com um voto dissidente, deve ser publicado na próxima sexta-feira no DCM. Segundo a liderança do governo no Legislativo, a matéria será apreciada na terça-feira (13/09). O MUDSPM (Movimento Unificado em Defesa do Serviço Público Municipal) promete ruidosa mobilização nas galerias e na Cinelândia. Mas, até lá, vamos ficar atentos.

O grito dos excluídos
A Plenária dos Movimentos Sociais organiza uma grande manifestação, amanhã (07/09), no Centro. Movimentos sociais farão o “Grito dos Excluídos”. Entre os eixos do ato, protestos contra o modelo de desenvolvimento capitalista, as remoções ilegais, a ação criminosa da CSA ThissenKrupp, em Santa Cruz, a tentativa de privatização da Saúde, com a implantação das OSs, e o descaso com os profissionais de ensino. A concentração está marcada para 9h, na esquina da Rua Uruguaiana com Avenida Presidente Vargas.

Agora é lei?!
Nos últimos meses, o mandato foi notificado sobre uma série de obras particulares que vem causando transtorno à vizinhança e que estão situadas em terrenos que outrora abrigaram atividades poluidoras. A fim de verificar se está sendo cumprida a lei do descomissionamento – de autoria de Eliomar Coelho -, enviamos Requerimento de Informações ao prefeito. O descomissionamento é o processo de desativação ou encerramento de atividades que atuam no processamento, armazenamento e circulação de substâncias nocivas à saúde pública ou que poluem o meio ambiente. De acordo com a lei, a concessão de licenciamento para projetos de edificação ou instalação de equipamento está condicionada à realização deste procedimento.

Bonde da vergonha
Marcelo Freixo
“Além de investimento nos bondes, falta também vergonha na cara. Se houvesse um pouco de cada coisa, a tragédia que matou 6 pessoas e feriu 57, em Santa Teresa, não teria ocorrido”.
Veja pronunciamento do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ)

Vote no PSOL
Os politicos não são todos iguais. É hora do voto popular e virtual para eleger quem são os melhores em Brasília. O Prêmio Congresso em Foco 2011 destaca quem faz a diferença. Os parlamentares do PSOL Chico Alencar, Jean Wyllys e Ivan Valente, na Câmara, e Randolfe Rodrigues, no Senado, estão entre os finalistas por indicação dos profissionais da imprensa que cobrem o Congresso. Os jornalistas já elegeram Chico o melhor parlamentar pelo terceiro ano consecutivo. Vote nos parlamentares do PSOL!

A greve continua…
Acompanhe o movimento dos professores e funcionários do Colégio Pedro II no blog CPII em Greve. Democratizar, já! Reajuste de 10%, já!

Rio antigo
Quando os bondes eram o principal transporte público.