Notícias

Intervenções urbanas no Rio serão tema de seminário nacional

A regularização fundiária na experiência da Fundação Bento Rubião será focalizada no XXXV Encontro Nacional do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas. O vereador Eliomar Coelho participa do debate sobre este assunto na jornada que acontecerá dos dias 23 a 27 de novembro. O tema do encontro é Habitação Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O seminário abordará, entre outros assuntos, as perspectivas da reforma urbana na cidade e as intervenções que o Arco Metropolitano no estado do Rio de Janeiro vem sofrendo e avaliará as conquistas e entraves no desenvolvimento urbanístico. Na abertura, dia 23/11, a professora Ermínia Maricato faz palestra e lança o livro “O impasse da Política Urbana no Brasil”, no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 18h. Serão realizadas plenárias nos dois últimos dias do encontro que será no Hotel São Francisco, na Rua Visconde de Inhaúma, 95, Centro.

Veja a programação do seminário:

23/11: abertura com lançamento do livro “O impasse da Política Urbana no Brasil”, de Ermínia Maricato, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

24/11:
Mesa 1 – Intervenções Urbanas no Estado do Rio de Janeiro, no Hotel São Francisco.

9h – Arco Metropolitano e o futuro da região metropolitana no estado do Rio. Exposição de Vicente Loureiro, subsecretário estadual de Urbanismo.

9h30h – Perspectivas da reforma urbana na cidade do Rio de Janeiro. Exposição de Helena Rego, coordenadora geral do Centro de Arquitetura e Urbanismo da Secretaria Municipal de Urbanismo.

10h – Regularização fundiária na experiência da Fundação Bento Rubião. Exposição de Ricardo Gouveia, coordenador executivo do fundação.

10h45 às 12h30 – debate com o vereador Eliomar Coelho e um representante da Caixa Econômica Federal.

Mesa 2: Avaliando conquistas e gargalos da reforma urbana.

14h- Planos Diretores participativos: resultado da pesquisa nacional. Exposição de Fabrício Oliveira, professor doutor do IPPUR/UFRJ.

14hh30 – Habitação social pós favela: o caso do Prosamim-I/Manaus. Exposição de Luis Fernando Freitas, diretor da CoOperativa.

15h – Desafios rumo à cidade sustentável
Exposição de Nabil Bonduki, secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

15h30 às 18h – debate com Maria de Lourdes Lopes, coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e representante da CEF.

Esta entrada foi publicada em Notícias, Urbanismo e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Intervenções urbanas no Rio serão tema de seminário nacional

  1. Pingback: Prefeitura ignora direito dos deficientes | Eliomar Coelho - PSOL - O vereador do Rio

  2. Vera de Sá disse:

    Bom dia,

    Peço informar se para participar deste seminario é necessário inscrição.
    Não encontrei site com o título do evento.

    Obrigada,
    Vera de Sá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>