O debate “Financiamento da Educação Pública”, marcado para amanhã (23/09), às 17h30, na Escola de Serviço Social da UFRJ, marca o lançamento, no Rio, da campanha “10% do PIB para a Educação Pública, já”. As entidades que lideram a campanha lançaram um abaixo-assinado online para engajar a sociedade civil nesta luta. O texto da petição lembra que a educação é um direito fundamental de todos e dever do estado. Os comitês estaduais ajudarão a promover aulas públicas no dia 15 de outubro. Em novembro, o movimento realizará um plebiscito popular.
“Acreditamos que a utilização de diferentes tipos de mídia auxiliará na divulgação e na maior adesão à campanha pelos 10% do PIB para a educação, já! Entendemos que esta é uma luta que unifica todos os setores da sociedade e por isso nossa confiança na sua ampliação”, explica Bartira Grandi, diretora do ANDES-SN, que representa a entidade na comissão de organização da campanha.
Participam do debate, na UFRJ, Raimundo Luiz Araújo, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Tarcisio Motta de Carvalho, do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública – SEPE-RJ – e o historiador Valério Arcary, do IFSP.
10% do PIB para a Educação Já
O Brasil só vai ser um país de fato desenvolvido e com justiça social no dia que os Governantes investirem os recursos públicos na nossa Educação.
Nos da UMES RJ (União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro) apoiamos a luta em Defesa dos 10% do PIB para a Educação.
Mas além de aumentar os recursos da Educação a Sociedade Civil organizada tem que cobrar das Autoridades Públicas a aplicação correta dos recursos públicos no Ensino do nosso País, Municipios e Estado.
Pois o fato que na maioria das vezes a verba destinada para a Educação Pública é desviada para outros fins.
Cordialmente,
Ambientalista e Lider Estudantil MARCIO LUIZ
Diretor da UMES RJ
Caro Marcio,
Obrigado pelo comentário. Lutamos pela aplicação correta da verba do Fundeb na Educação municipal. Enquanto não se priorizar o ensino público, em todas as esferas, não avançaremos.
Abs,
Eliomar