Notícias

Benefício fiscal tem que ter critério, contrapartida, monitoramento e avaliação

Em plena pandemia, a Alerj votou na sessão desta quarta (2/9), com voto contrário do mandato, dois projetos que concedem benefícios fiscais: no primeiro, o PSOL votou contrário à matéria por todos os alertas recebidos, erros e insuficiências dos dados apresentados, além do histórico de centralização e fraude no benefício conhecido como RioLog. Neste projeto o governo chegou a enviar até estudo econométrico com fórmula de cálculo errada, além das premissas e argumentos alegados que nunca se comprovam.

“Disse e repito mais uma vez: não sou contra benefício fiscal, mas tem que ter critério, contrapartida, monitoramento e avaliação até mesmo pra ver se vale a pena continuar ou não. E tem que se debater que outras medidas, além da redução de impostos pra determinado setor, os governos podem tomar pra estimular suas áreas de desenvolvimento e o aumento da arrecadação, ” disse Eliomar.

O novo projeto, que beneficia grandes atacadistas, não garante a correção no processo de fiscalização contra esses desvios e fraudes com os recursos públicos e pode gerar ainda mais perdas em um momento que deveríamos repensar as políticas e destinar o dinheiro público para políticas orientadas de investimento.

Já o segundo projeto, que também recebeu nosso voto contrário, beneficia o setor de joalheria, ele mesmo, e seus similares.

Aliás, setor que não há muito tempo, e já na época contemplado com benefício fiscal, se viu envolvido em escândalos de fraudes fiscais milionárias com os desgovernos do PMDB.

O argumento, claro, é sempre a manutenção do emprego, guerra fiscal, mas sem nenhuma avaliação de que outras áreas perdem com essas escolhas…”

Para assistir ao vídeo, basta clicar aqui

Esta entrada foi publicada em Notícias, Tributação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>